MIT cria aplicação para facilitar instalação de energia solar em cidade

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_solar

O preço das infra-estruturas ligadas à energia solar leva grande parte dos interessados a abandonar a sua instalação, ainda que, ao longo dos anos, o investimento se pague – na teoria, pelo menos.

A complexidade destes cálculos leva os interessados a procurar recolher inúmeras informações e compará-las, mas uma aplicação desenvolvida por programadores, arquitetos e urbanistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, Estado Unidos, permitirá saltar todas estas etapas.

Segundo explica o Planeta Sustentável, para chegar às devidas conclusões basta digitar a nossa morada e ter as respostas sobre os custos de instalação, potencial de geração de energia e compensação económica. Podemos até inserir um eventual desconto de subsídios dados pelo Governo, sendo o resultado final apresentado numa plataforma digital fácil de entender e quase instintiva.

Com dados obtidos de imagens aéreas, a aplicação chama-se Mapdwell e cria um modelo em 3D completo da área das ruas, bairros e cidades, metro por metro, e avalia as condições – entre “excelente” e “pobre” – de cada terreno para a instalação das placas fotovoltaicas, que captam a luz do sol para gerar energia elétrica. Estes modelos acabam comparados com informações históricas do clima, como a quantidade anual de chuva e dias de sol, entre outros 8.600 parâmetros estudados de cada região, que podem afetar a captação da energia solar.

A aplicação faz sentido nas cidades norte-americanas e europeias, uma vez que os preços das placas fotovoltaicas são mais baixos, devido aos ganhos de escala, e os investimentos pagam-se rapidamente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a participação solar na matriz energética cresceu 400% desde 2010, tornando quase 60% mais baratas as instalações e fazendo os custos serem pagos em até dois anos, com economia de energia e descontos governamentais.


Conteúdo Recomendado