Mercado Medieval atraiu milhares de visitantes a Marialva

O Município de Mêda faz um balanço bastante positivo do Mercado Medieval de Marialva, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de maio dentro das muralhas da Aldeia Histórica. O aumento do número de visitantes e um cartaz cada vez mais rico foram os pontos de destaque desta edição.

Com mais um dia de atividades em relação ao ano anterior, foi possível diversificar a programação. O dia de sexta-feira permitiu envolver a comunidade escolar, com muitos alunos e professores do Agrupamento de Escolas a participar no cortejo de abertura, trajados a rigor. Uma novidade foi também a participação de alunos de Aguiar da Beira, como convidados. Segundo a autarquia, “o envolvimento de escolas de concelhos vizinhos é uma das prioridades para os próximos anos.”

Sábado foi um verdadeiro encontro de gerações e atraiu a Marialva milhares de visitantes ao longo de todo o dia e noite. Os alunos da Academia Sénior de Mêda apresentaram uma coreografia de dança medieval e o Centro de Formação Musical levou a palco a Ópera dos Castelos de Portugal, com o Orfeão de Mêda e músicos de Moimenta da Beira, Trancoso e Aguiar da Beira. À noite aconteceram alguns dos pontos mais altos deste Mercado: o assalto ao Castelo, o espetáculo de fogo e o concerto do grupo Sons da Suévia.

De acordo com as melhores expectativas, estiveram presentes muitos visitantes de fora do concelho, num número bastante superior a anos anteriores. Esta é uma consequência natural de uma aposta crescente na organização e vontade de melhorar ano após ano. O presidente do Município congratula-se com o crescimento que o Mercado Medieval tem tido ao longo dos últimos anos e assegura que é sua intenção torná-lo “uma referência”.

O encerramento aconteceu ao final da tarde de domingo. Num clima de convívio, sempre com as tabernas repletas e animação constante, este Mercado Medieval voltou a honrar a história de Marialva e o património ímpar da aldeia. Um evento que juntou crianças e idosos, atores, mercadores e visitantes numa verdadeira viagem no tempo. Está já confirmado o Mercado Medieval de Marialva em 2017.


Conteúdo Recomendado