Mercado Kosher em Belmonte

No dia 14 de outubro, a partir das 10 horas, o Largo do Castelo, em Belmonte, será palco de mais uma edição do Mercado Kosher.

No próximo domingo, dia 14 de outubro, realiza-se a oitava edição do Mercado Kosher, no Largo do Castelo de Belmonte, a partir das 10 horas.

A comunidade judaica de Belmonte é uma das mais antigas comunidades judaicas do mundo, que sobreviveu à inquisição.

Além da Sinagoga e do cemitério judaico, Belmonte tem ainda o Museu Judaico, que atrai milhares de visitantes por ano, e ainda um hotel “kosher”.

 

Kosher o que é?

Kosher (ou kasher) é um termo que faz referência aos alimentos que são adequados ou permitidos pelas leis alimentares do judaísmo.

Algumas empresas emitem certificados que atestam o cumprimento de todos os processos que fazem parte das leis de alimentação judaica.

As leis que determinam a dieta kosher são bastante complexas e exigentes, sendo todas derivadas principalmente de dois principais livros do Torá (livro sagrado para os judeus): o Levítico e o Deuteronómio.

Por exemplo, os animais devem estar completamente saudáveis e todo o seu sangue deve ser drenado antes do consumo, além da eliminação de determinados órgãos e partes do corpo que são proibidos.

Para fazer a “purificação” da carne, ou seja, filtrar todo o sangue, usa-se um tipo de sal especial, denominado sal kosher. O sal kosher possui grãos maiores e mais cristalinos que os tradicionais sais de cozinha, sendo comummente utilizados para tratar e conservar carnes e peixes.

A comida kosher deve ser feita por judeus praticantes. Pode consultar as etapas obrigatórias para preparar uma refeição Kosher, aqui.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Belmonte em parceria com a comunidade judaica de Belmonte.

 

 


Conteúdo Recomendado