Evento Terminado em 2022-12-04 19:00:00

Mercado do Autor reúne artistas plásticos no Fundão

Início: 2022-12-03 10:00:00
Fim: 2022-12-04 19:00:00
Local do Evento: Octógono do Fundão
Entidade Promotora: ARTivos Associação Cultural

A entrada e as atividades são gratuitas e durante todo o evento haverá Street Food com o restaurante Ananda Café Fundão.

A ARTivos Associação Cultural vai juntar cerca de 20 artistas plásticos da região da Cova da Beira nos próximos dias 3 e 4 de dezembro, entre as 10h00 e as 19h00, no Octógono do Fundão para criarem o Mercado de Autor – Cova da Beira.


“O Mercado de Autor pretende reunir diferentes artistas plásticos da região da Cova da Beira e criar espaço para que possam apresentar, promover e vender as suas obras (pintura, escultura, desenho, gravura, fotografia, ilustração, novela gráfica, etc.) diretamente ao público sem intermediários”, refere a organização em comunicado enviado.


Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal do Fundão e pretende “criar uma rede de colaboração, sinergias, entre-ajuda e resiliência na comunidade artística, que foi uma das mais afetadas no recente período de pandemia”.


“Queremos, também, contribuir para o movimento cultural local e regional criando uma proposta em que a população se possa identificar, enriquecer esteticamente e ter mais oportunidades para adquirir objetos artísticos”, explica a ARTivos.


O Mercado de Autor, que tem início no próximo fim de semana no Fundão, irá percorrer em futuras edições a região da Cova da Beira e já tem diversos artistas confirmados para esta edição.


Entre os vários artistas confirmados destaca-se o pintor João Salcedas nascido na Aldeia do Carvalho, a covilhanense Helena Gadanho, o pintor Mário Costa de Unhais da Serra, o artista plástico e escultor Sebastião Pimenta residente na Cova da Beira desde 1997, a artista visual Daniela Martins da Covilhã, Fernando Aranda, artista plástico paisagista de origem mexicana que vive no Paúl há 3 anos, Marta Amaro nascida no Fundão com os seus trabalhos em azulejos e cerâmica, o artista, pintor, escultor e agricultor Francisco Amaro, entre outros.


“O conjunto de artistas representa uma variedade de estilos artísticos, gerações e nacionalidades que nos trazem diversidade estética, multicultural e geracional” e estes irão nesta edição, estar a apresentar e vender os seus trabalhos.


O Mercado de Autor terá também atividades paralelas como a Oficina de Desenho dinamizada pelo artista plástico Fernando Aranda no sábado às 11h30 e apontamentos musicais com Leon Teller (17h00).


No domingo de manhã estarão à conversa sobre a temática “Promoção das Artes Plásticas no Interior” os artistas convidados Sebastião Pimenta, Alberto Alves, Marta Amaro e Francisco Amaro e durante a tarde mais apontamentos musicais.


A organização termina informando que a entrada e as atividades são gratuitas e durante todo o evento haverá Street Food com o restaurante Ananda Café Fundão.


Conteúdo Recomendado