Mercado da Agricultura de Pinhel com grande receptividade

Próximas iniciativas já agendadas Realizou-se no passado Domingo (dia 25) mais um Mercado da Agricultura Familiar, em Pinhel. A iniciativa, que já vai na terceira edição, foi uma aposta recente da autarquia pinhelense, que contou com uma grande receptividade por parte da população e agricultores. “Dinamizar e fomentar a agricultura tradicional familiar, promover o escoamento […]

Próximas iniciativas já agendadas

Realizou-se no passado Domingo (dia 25) mais um Mercado da Agricultura Familiar, em Pinhel.

A iniciativa, que já vai na terceira edição, foi uma aposta recente da autarquia pinhelense, que contou com uma grande receptividade por parte da população e agricultores.

“Dinamizar e fomentar a agricultura tradicional familiar, promover o escoamento dos produtos agrícolas locais e oferecer aos consumidores produtos endógenos de qualidade são os objectivos desta iniciativa”, explica a autarquia, que adianta ainda, sobre o evento: “Para além de um variado leque de produtos agrícolas e frutas da época, os visitantes poderão encontrar doces regionais, coscuréis, compotas, pão caseiro, queijo, enchidos e azeite 100% “made in” Pinhel”.

O Mercado de Agricultura Familiar foi uma iniciativa que partiu de uma ideia de Lídia Teixeira, estagiária da autarquia no sector de agricultura e ambiente. “O objectivo que se queria era procurar valorizar a produção local”, explicou, avaliando como muito positivo o resultado até agora conseguido. “Já vai na terceira edição e adesão vai no sentido crescente”. Actualmente já mais de uma dezena de produtores do concelho de Pinhel utilizam o Mercado da Agricultura Familiar para fazer escoar os seus produtos.

Sobre o que vai colhendo junto das pessoas sobre o Mercado, Lídia Teixeira refere que estas “acham que devia ser feita mais vezes e ter um horário mais alargado”, concluiu.

Agricultores agradecem Uma das comerciantes que mais recentemente aderiu ao Mercado da Agricultura Familiar de Pinhel foi Zélia Alves. Esta produtora refere que o sucesso da iniciativa é tal que “deveriam haver mais”, pois são uma boa forma de “divulgar o nosso produto” e “o agricultor merece”.

“Estou a gostar. Até nem tinha trazido muita coisa mas o negócio corre bem”, sublinhou.

Para Zélia Alves, este tipo de Mercado deveria ser estendido a outras terras.

Até ao final do ano já estão programados os próximos Mercados de Agricultura Familiar de Pinhel. Em Novembro será no dia 22, e no último mês do ano, a 20 de Dezembro.


Conteúdo Recomendado