Marchas Populares em Seia

Marchas Seia

Na noite de 23 de junho a cidade ganha um novo brilho com as Marchas Populares, um dos eventos mais emblemáticos do concelho.

A tradição das marchas populares regressa a Seia, após o interregno devido à pandemia, este ano com oito marchas em palco.

Os pequenos marchantes do Centro Escolar de Seia e do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia são os primeiros a desfilar, não antes de serem recebidos, como manda a tradição, na praça dos Paços do Concelho.

A estes juntam-se as marchas adultas que, em maior número, engrandecem esta festa marcadamente popular. Colorindo as ruas da cidade, as marchas de Loriga, Travancinha, “Os Viriatos” (Arrifana), Vozes em ½ Ponta, São Romão e do Agrupamento de Escolas de Seia vestem orgulhosamente esta noite o fruto do trabalho de largos meses de empenho e dedicação.

Depois da receção no largo da Câmara (20h30), o desfile segue pelas ruas da cidade até ao palco do Anfiteatro Municipal, onde as marchas se apresentam para a atuação principal, que começa às 21h.

Entretanto, como a ocasião assim o pede, não faltarão oportunidades para degustar os pitéus típicos da época (sardinha, febras, entre outros) e adquirir o simbólico manjerico no Parque Municipal da cidade. As barraquinhas abrem às 17h e convidam ao convívio pela noite dentro que, de resto, será animado ao som do Grupo Caravela Musical.

As marchas populares são promovidas pelo Município de Seia, em estreita parceria com as comissões das marchas populares, que trabalham todo o ano para brilhar nesta noite, contando com o apoio e colaboração das respetivas juntas de freguesia.


Conteúdo Recomendado