A iniciativa “Lãnd – Wool Innovation Week” é promovida pela Câmara Municipal de Manteigas, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha (ADIRAM).
Segundo a organização, o projeto, que culminará com uma Semana de Inovação dedicada à lã, de 14 a 21 de maio, contará com residências criativas, concursos de ‘design’, conferências, ‘workshops’, dias abertos, sessões de cocriação com as comunidades locais e exposições.
Com a realização da “Lãnd – Wool Innovation Week”, os promotores referiram, em comunicado enviado à agência Lusa, que a lã “estará no centro de várias atividades e iniciativas para aportar valor ao território e às comunidades locais, por via da inovação, do ‘design’ e da investigação científica”.
“O objetivo maior é construir um duradouro ecossistema agregador de inovação, no qual a vila de Manteigas possa funcionar como um laboratório vivo, onde cidadãos, empresas, empreendedores, a Rede de Aldeias de Montanha e o Município de Manteigas trabalham na construção de soluções capazes de impactar a região por via do empreendedorismo”, salientam.
Quanto à temática escolhida para o evento, a mesma justifica-se por a lã dos ovinos das raças Serra da Estrela e Churra Mondegueira se afirmar “pela sua qualidade, comportamento térmico e produção sustentável com atributos estéticos”.
“Tradicionalmente, esta lã era usada para fazer uma grande diversidade de panos, tais como o burel, saragoça ou briche, que, por sua vez, entravam na confeção de diferentes peças de vestuário, cobertores e mantas. Estes eram os têxteis que se produziam de forma artesanal para proteger os pastores e os habitantes da montanha durante os invernos rigorosos”, é explicado.
A fonte acrescenta que “embora a indústria de lanifícios tenha tradições na vila de Manteigas, foi nos últimos anos que a mesma se reinventou criando novos produtos em burel e acrescentado valor por via do ‘design’” e a localidade é reconhecida como sendo “casa de produtos de excelência, de marcas reconhecidas nacional e internacionalmente pelo seu ‘design’ e qualidade, de que são exemplo a Burel Factory e Ecolã”.
“Este caminho de valorização e reconhecimento da lã tem sido traçado, e bem, pelos empresários locais. O grande propósito ‘Lãnd – Wool Innovation Week’, é dar continuidade a esse trabalho de valorização da lã, enquanto valioso recurso endógeno e sustentável, produzido em total sintonia com os princípios da economia circular”, segundo a organização.
A programação do evento em torno da lã inclui as iniciativas “Lãnd Design Award 2023” (concurso de ‘design’), residências criativas, Dia Aberto (pastores, tosquiadores, tecelões, artesãos e outras pessoas da comunidade vão partilhar histórias e o saber fazer com os ‘designers’, artistas e criativos), ‘workshops’, sessão de cocriação “O Passado e o Futuro da Lã” (refletir sobre o passado e imaginar e cocriar novos cenários de futuro para a lã e para o território), “Lãnd Talks” (vários convidados vão partilhar a sua experiência, conhecimento e histórias de vida) e “Exposição Lãnd”.
A primeira edição da Semana de Inovação dedicada à lã é apresentada na quinta-feira, pelas 17h00, no Centro de Energia Viva, em Manteigas.