Manteigas é Município ECOXXI 2017

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, este programa avalia a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave.

Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Civil, Instituições, Conservação da Natureza, Ar, Água, Energia, Resíduos, Mobilidade, Ruído, Agricultura, Turismo e Ordenamento do Território são alguns dos indicadores.

Manteigas alcançou o galardão ECOXXI pela 11.ª vez consecutiva, posicionando-se num dos poucos municípios que o conseguiram ao nível nacional e no único ao nível da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE).

Sobre o ECOXXI 

O  ECOXXI é um Programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005 (ver antecedentes) dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local.

Ao aferir a qualidade do desempenho do município constitui-se ainda como uma ferramenta de gestão interna, apontando caminhos e metas no sentido da sustentabilidade. (ver testemunhos)


Conteúdo Recomendado