“Este ano, o presépio é muito vocacionado para o flagelo dos incêndios que afetaram o nosso território. Não podia ser de outra forma. Vamos ter muitas ações de sensibilização e de educação ambiental, nomeadamente com crianças”, disse o presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, à agência Lusa.
Montado no largo em frente ao Tribunal, o presépio do Sabugal, no distrito da Guarda, tem abertura marcada para as 16h00 de sábado, com um concerto do Wallow Gospel Choir.
Até 06 de janeiro de 2026, são 1.500 metros quadrados para representar as cenas bíblicas relacionadas com o nascimento de Jesus, os Reis Magos, bem como algumas atividades tradicionais e profissões da época.
O presépio foi novamente montado pelos funcionários do município, sob a orientação da artista plástica Beatriz Rodrigues, recorrendo a materiais recolhidos na natureza, como troncos de castanheiros, ramos de árvores, pedras, heras e musgos.
À sua volta, esta autarquia do distrito da Guarda programou o evento “Sabugal Presépio”, que inclui um mercadinho de Natal e tasquinhas numa tenda, concertos, animação de rua, exposições temáticas e uma pista de gelo ecológica.
“A novidade vai ser um comboio de Natal que vai percorrer as ruas da cidade e irá até ao presépio da freguesia de Quintas de São Bartolomeu, a cerca de dois quilómetros do Sabugal, que começou a ter uma expressão importante”, revelou Vítor Proença.
Tal como em edições anteriores, as Instituições Particulares de Solidariedade Social, os jardins de infância e as escolas do primeiro ciclo do concelho foram desafiadas a fazer presépios a partir de matérias provenientes dos incêndios.
O resultado poderá ser visto na Rua 5 de Outubro, no centro do Sabugal.
Em 2024, o presépio do Sabugal foi visitado por cerca de 40 mil pessoas e a meta da autarquia é conseguir ultrapassar esse número.
“É, sem sombra de dúvida, um dos eventos com mais expressão no território, que atrai muita gente e dinamiza a economia local. Contamos que a nossa atividade comercial e a restauração tenham um mês de bons negócios”, disse.
O autarca sublinhou que o presépio montado pela primeira vez em 2014 já é “uma marca nacional e está também a ultrapassar fronteiras”, atraindo “muitos turistas espanhóis, que gostam muito deste tipo de eventos”.
“Este sucesso é fruto de muito trabalho, de muito investimento e de muita dedicação dos funcionários do município, porque são eles que, durante um mês, às vezes sob condições climatéricas muito complicadas, fazem o presépio”.
Além desse “esforço tremendo” dos funcionários, Vítor Proença destacou também a sua “capacidade de imaginação, porque tem de se ir inovando, não se pode repetir este evento nas mesmas características todos os anos”.
O investimento no evento “Sabugal Presépio” ronda os 300 mil euros, o que “não é muito avultado, porque muito do trabalho é feito pela ‘prata da casa’”.
“Os visitantes continuam a não pagar a entrada, mas se o evento começar a ficar muito massificado, teremos que equacionar cobrar uma quantia simbólica, até porque um ou dois euros não custa nada e é uma pequena receita para podermos, de ano para ano, melhorar o nosso presépio”, considerou Vítor Proença.






