Maior parte do fogo entre Belmonte e Sabugal já está dominada

A maior parte do incêndio que arde desde domingo à tarde numa zona entre os concelhos de Belmonte e Sabugal já está dominada e em fase de consolidação, disse à agência Lusa o comandante operacional de Agrupamento do Centro Sul.

“Neste momento, temos apenas duas pequenas frentes que subsistem e que estão em locais onde não há acessos para as viaturas de combate pelo que todo o esforço está a ser feito com material sapador a pé e com o apoio dos meios aéreos”, disse.

Joaquim Chambel, que falava por volta das 11h30, junto ao posto de comando que está instalado na localidade de Casteleiro, concelho do Sabugal, adiantou ainda que “tendo em conta o andamento que o combate está a ter” a expectativa é de o fogo seja “completamente dominado” nas próximas duas a três horas.

“A violência inicial do incêndio, que avançou muito rapidamente”, bem como o facto de o mesmo se ter “num terreno com uma orografia muito complexa” foram, segundo o comandante, as principais dificuldades encontradas no combate a este fogo que já arde há mais de 20 horas.

“É uma zona com orografia muito acentuada e que além do mais pela própria natureza, e pelos múltiplos, afloramentos rochosos cria permanentemente problemas à progressão e segurança das forças que estão a fazer o combate”, especificou.

Segundo apontou, os operacionais tiveram mesmo de andar com as máquinas de rastro por vários quilómetros para conseguirem abrir acessos até à maior das frentes, a qual ficou dominada durante a noite.

Apesar da vasta área que já queimou, essencialmente de mato e alguma floresta, até ao momento não houve casas ou aldeias em risco.

No teatro das operações estão envolvidos 309 operacionais, apoiados por 96 veículos, quatro meios aéreos e duas máquinas de rastro, que serão reforçadas com mais duas máquinas militares durante a tarde.

Segundo a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 11h45 este era o único incêndio em curso, sendo que desde as 00:00 já se registaram 39 ocorrências.


Conteúdo Recomendado