Maçaínhas promove "Um dia ao Minério" (Belmonte)

No seguimento da criação da Rota dos “Caminhos Antigos “, a Junta de Freguesia de Maçaínhas tem agora ao dispor da comunidade escolar a atividade pedagógica “Um dia ao Minério”.

Esta atividade está igualmente aberta ao público em geral, numa parceria com a Consultoria Cultural “Black Raven”, com sede em Belmonte. A freguesia de Maçainhas possui um património rico e variado. No passado mês de julho a autarquia local apresentou esta nova oferta turística no concelho de Belmonte.

A rota dos “Caminhos Antigos de Maçaínhas” é uma aposta da Junta de Freguesia que quer “remar contra a maré da desertificação da região, procura captar visitantes que permitam manter e aumentar o numero de habitantes através da divulgação e promoção do território” como salientou a presidente da autarquia local, Carla Pais.

Uma rota que percorre toda a freguesia “desde o povo de Maçaínhas, às Quintas do Monte, Cimeira, Meio ou Pessegueiro, passando pela beleza natural das serras de Vale Mourão e Penha da Águia”. Os Caminhos Antigos de Maçaínhas estão neste momento divididos por várias temáticas, a “Rota do Povo de Maçaínhas” que dá a conhecer a Capela do Divino Espírito Santo e a Igreja Matriz, a “Rota da Água, das Fontes e dos Fontanários”, a “Rota das Lendas e Tradições”, a “Rota dos Romanos” e a “Rota das Minas e Minérios” o ex-libris da freguesia que dá a conhecer “o percurso mineiro da freguesia, rico em urânio, estanho e volfrâmio que durante a Segunda Guerra Mundial impulsionou economicamente as gentes locais”.

O objetivo passa também por “trabalhar em conjunto com a Empresa Municipal de Belmonte e com entidades turísticas para que elas integrem no seu próprio roteiro, esta nova rota do concelho” acrescentou a autarca.


Conteúdo Recomendado