Lobos suspeitos da morte de vinte ovelhas em aldeia do concelho da Guarda

Os lobos são suspeitos de terem atacado um rebanho numa propriedade agrícola de Granja do Jarmelo, concelho da Guarda, e de terem morto vinte ovelhas, disse hoje à agência Lusa o seu proprietário. Segundo João Martins, o rebanho de 40 ovelhas estava no cercado, no campo, e foi atacado, no domingo, pelos lobos, causando a […]

Os lobos são suspeitos de terem atacado um rebanho numa propriedade agrícola de Granja do Jarmelo, concelho da Guarda, e de terem morto vinte ovelhas, disse hoje à agência Lusa o seu proprietário.
Segundo João Martins, o rebanho de 40 ovelhas estava no cercado, no campo, e foi atacado, no domingo, pelos lobos, causando a morte a metade dos animais. «Eu apercebi-me pelas 10 horas e, quando ia para lá [para o campo], foi avistado um lobo nas proximidades. Foi visto de relâmpago, numa clareira, mas não tenho dúvidas de que era um lobo», garantiu o agricultor. João Martins referiu que os seus animais também já foram atacados por cães, mas desta vez, não tem dúvidas em como o ato foi praticado por lobos alegando que «o ataque do cão é diferente». «Quem tem conhecimento do assunto também diz que é de lobo», disse o homem que se queixa dos elevados prejuízos causados pela morte das duas dezenas de ovelhas. O agricultor, de 64 anos, teme que os ataques continuem, lembrando que, ao contrário do que acontecia antigamente «não se pode abater um lobo», espécie que está protegida por lei. O caso foi participado ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR da Guarda e o proprietário está a fazer diligências para o comunicar ao Parque Natural da Serra da Estrela.

Conteúdo Recomendado