Linha da Beira Baixa pode entrar em obras antes da Beira Alta

O presidente do conselho de administração da Rede Ferroviária Nacional – Refer admitiu hoje que as obras de modernização da Linha da Beira Baixa entre Guarda-Covilhã poderão começar antes da intervenção na Linha da Beira Alta.

“Eu gostaria que a Linha da Beira Baixa fosse ligeiramente à frente, para garantir que se eu tiver que parar a Linha da Beira Alta possa, efetivamente, fazer o tráfego através da Linha da Beira Baixa”, disse hoje aos jornalistas Rui Loureiro, na Guarda. As duas linhas ferroviárias estão incluídas no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas recentemente aprovado pelo Governo, estando a intervenção na Linha da Beira Alta orçada em cerca de 900 milhões de euros e a da Beira Baixa em perto de 80 milhões. Rui Loureiro realizou hoje uma visita técnica à Linha da Beira Alta, com o propósito de efetuar uma avaliação aprofundada das condições de exploração da via e projetar os próximos investimentos ferroviários a concretizar. No final da visita, na estação da CP da Guarda, o presidente da Refer disse aos jornalistas que a Linha da Beira Alta está “relativamente problemática”. “Nós temos que modificar bastantes áreas de curvas e de pendentes, eventualmente com algumas variantes, especialmente na zona da Guarda”, disse. No entanto, assumiu que “qualquer retificação, qualquer modificação que haja na Linha da Beira Alta tem que estar em conjunto com aquilo que se vai fazer na Linha da Beira Baixa, porque são linhas alternativas”. “Se, por qualquer motivo, tivermos que interromper o tráfego, temos que ter soluções para passagem de [comboios] internacionais”, apontou. Por isso, o responsável indicou que a Refer pretende “fazer o planeamento da Linha da Beira Baixa juntamente com a Linha da Beira Alta”. “As alterações e modificações que houver na Linha da Beira Alta deverão ter que ser coincidentes com o facto de que não pode ser interrompido o tráfego. Não sendo interrompido o tráfego, temos que ter a garantia de que a Linha da Beira Baixa está a funcionar”, explicou. Segundo Rui Loureiro, a intervenção na Linha ferroviária da Beira Baixa, no troço Guarda – Covilhã, será realizada com o objetivo de procurar “qualificar a linha para as especificações internacionais”. Na Linha da Beira Alta estão previstos, entre outros projetos, “vários troços de linha nova desde a Pampilhosa até Vilar Formoso” sem estarem “muito afastados da linha atual”, indicou. Os prazos de intervenção nas duas linhas vão até 2020, altura em que “tudo tem que estar pronto”, garantiu o responsável.


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