Jovens do Centro Educativo da Guarda criam projeto fotográfico

O Movimento de Expressão Fotográfica (MEF) volta a levar o projeto Integrar pela Arte – Este Espaço Que Habito ao Centro Educativo do Mondego na Guarda.

O objetivo desta iniciativa é que os jovens que estão a cumprir a medida tutelar de internamento nestes centros estabeleçam contacto com a fotografia e possam explorar o espaço onde se encontram. Até ao dia 27 de agosto, cada jovem vai ser desafiado a construir a sua própria câmara fotográfica em cartolina, uma câmara estenopeica, que lhes vai permitir tirar fotografias através da técnica pinhole. Cada câmara suporta um rolo fotográfico 35mm a cores e possibilita a cada jovem fazer 36 imagens.
Depois de construída a câmara, os jovens vão analisar os mapas da cidade onde se encontram e escolher os locais que gostariam de fotografar.
Feito esse estudo, vão mapear os espaços e criar um diário onde expressam o que pensam sobre as imagens captadas, que no final vão ser editadas por cada um e posteriormente expostas nas diferentes cidades por onde o projeto está a passar: Lisboa, Porto, Coimbra e Guarda.

O projeto “Integrar pela Arte – Este Espaço Que Habito” é financiado pelo programa PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social da Fundação Calouste Gulbenkian.


Conteúdo Recomendado