Joaquim Valente retira pelouros a Virgílio Bento

O comunicado da Câmara Municipal da Guarda onde é confirmada a retirada dos pelouros ao até agora vice-presidente assume que são razões partidárias que estão na origem da decisão. O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Joaquim Valente (PS), retirou esta segunda-feira os pelouros ao vereador Virgílio Bento, que se candidata como independente à presidência do município […]

O comunicado da Câmara Municipal da Guarda onde é confirmada a retirada dos pelouros ao até agora vice-presidente assume que são razões partidárias que estão na origem da decisão.
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Joaquim Valente (PS), retirou esta segunda-feira os pelouros ao vereador Virgílio Bento, que se candidata como independente à presidência do município nas eleições autárquicas deste ano, anunciou a autarquia. A autarquia emitiu um comunicado, no qual refere que a decisão foi tomada «na sequência da opção que o vereador da Câmara Municipal da Guarda Virgílio Bento quis tomar, assumindo uma clara discordância com o PS, solicitando inclusive a desfiliação do partido pelo qual foi eleito nos últimos dois mandatos». Perante a situação, o presidente da Câmara Municipal «viu-se obrigado a rever a gestão da confiança política do seu executivo, procedendo a uma redistribuição de funções de acordo com as competências que lhes estão afetas», adianta. Também refere que Joaquim Valente assumiu a gestão dos pelouros até agora confiados ao vereador e vice-presidente Virgílio Bento: promoção do desenvolvimento, fundos comunitários, cooperação institucional, autarquias, apoio às freguesias, educação, património, cultura e ciência. O presidente da Câmara Municipal da Guarda também indicou o vereador Vítor Santos, que detinha os pelouros das atividades económicas, qualidade e modernização administrativa, gestão operacional, obras particulares, serviços municipalizados desporto e Tempos Livres, para a vice-presidência do município. A retirada de pelouros a Virgílio Bento já consta no portal na internet da autarquia, no qual o nome do vereador eleito pelo PS aparece sem qualquer pelouro atribuído, tal como acontece com os dois eleitos do PSD. Virgílio Bento anunciou, na quarta-feira, que era candidato independente nas autárquicas deste ano, depois de o partido ter decidido pelo advogado José Martins Igreja. «Entendi que não podia deixar de dar resposta aos apelos que nos últimos meses me chegaram de variados setores da sociedade, de pessoas da políticas e de fora dela», justificou. Virgílio Bento, de 58 anos, professor de Filosofia, exerceu as funções de vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda nos últimos oito anos, desde que a autarquia foi liderada por Joaquim Valente, que não se recandidata ao terceiro mandato. Neste momento são conhecidos quatro candidatos à Câmara Municipal da Guarda, a maior autarquia do distrito, que sempre foi presidida pelo PS: Álvaro Amaro (PSD), José Martins Igreja (PS), Virgílio Bento (independente) e Baltasar Lopes (independente).

Conteúdo Recomendado