Jerónimo Pizarro vencedor do Prémio Eduardo Lourenço 2013

O professor e investigador Jerónimo Pizarro, de nacionalidade portuguesa e colombiana, é o vencedor da 9ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI). A decisão foi comunicada, esta sexta-feira, pelo reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, no final de uma reunião do júri, a que presidiu, realizada nas […]

O professor e investigador Jerónimo Pizarro, de nacionalidade portuguesa e colombiana, é o vencedor da 9ª edição do Prémio Eduardo Lourenço, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
A decisão foi comunicada, esta sexta-feira, pelo reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, no final de uma reunião do júri, a que presidiu, realizada nas instalações do CEI, na Guarda. Segundo João Gabriel Silva, o premiado, que foi comissário da presença portuguesa na Feira do Livro de Bogotá (Colômbia) em 2013, tem sido «um incansável investigador, trabalhador e divulgador de Portugal na Colômbia» e «da cultura de Portugal no espaço ibero-americano», justificou. O presidente do júri disse que o galardoado, de 36 anos, «encarna perfeitamente o espírito do CEI». «Também tem este aspeto interessante de estar muito ligado à obra de Fernando Pessoa, que é manifestamente uma das inspirações principais do professor Eduardo Lourenço e, além disso, representa uma abertura à América Latina, que ainda não tinha havido oportunidade de fazer aqui, nos Prémios Eduardo Lourenço», concluiu. O prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e presidente honorífico do CEI, foi instituído em 2004, para galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas. Este ano, o galardão, no valor de 10 mil euros, foi atribuído a Jerónimo Pizarro, professor da Universidade dos Andes, titular da Cátedra de Estudos Portugueses do Instituto Camões na Colômbia e doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. Além do reitor da Universidade de Coimbra, o júri que, esta sexta-feira, decidiu a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço era formado, entre outros, pela vice-reitora da Universidade de Salamanca, Maria Serrano, pelo vice-presidente da Câmara da Guarda, Virgílio Bento, por Carlos Fiolhais e Simonetta Luz Afonso. A sessão solene de entrega do galardão terá lugar no dia 7 de junho, na Guarda, inserido nas comemorações dos 90 anos de Eduardo Lourenço e no âmbito de uma conferência sobre “Portugal e o seu destino”. O Prémio Eduardo Lourenço teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu personalidades de relevo de Portugal e de Espanha. As anteriores edições contemplaram Maria Helena da Rocha Pereira, catedrática jubilada da Universidade de Coimbra na área da Cultura Greco-Latina, o jornalista espanhol Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta espanhol Ángel Campos Pámpano, o penalista Jorge Figueiredo Dias, os escritores César António Molina e Mia Couto, e o teólogo José María Martín Patino. O CEI é uma associação transfronteiriça sem fins lucrativos, que nasceu de um desafio lançado pelo ensaísta Eduardo Lourenço na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999.

Conteúdo Recomendado