Jardineiros de palmo e meio no Sabugal

Sensibilização para a prevenção da floresta e ambiente O Sector de Acção Social e Educação e o Gabinete Técnico Florestal, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Sabugal, dinamizam o projecto “Jardineiros de Palmo e Meio”, com o objectivo de sensibilizar os mais novos para aspectos ligados à Prevenção da Floresta e do Ambiente, […]

Sensibilização para a prevenção da floresta e ambiente

O Sector de Acção Social e Educação e o Gabinete Técnico Florestal, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Sabugal, dinamizam o projecto “Jardineiros de Palmo e Meio”, com o objectivo de sensibilizar os mais novos para aspectos ligados à Prevenção da Floresta e do Ambiente, como a reciclagem, a protecção do solo e da água, os usos múltiplos da floresta, entre outros.

A acção está a decorrer entre 6 deste mês e 30 de Novembro, estando programada uma visita de estudo à Serra do Mosteiro para visualizar a área ardida do Concelho, onde é efectuada uma explicação sobre a temática. De seguida, os mais pequenos irão fazer o trabalho de campo, em dois povoamentos florestais bem próximos da Colónia Agrícola Martim Rei, local onde poderão apanhar bolota e castanha. No final, as crianças irão visitar a estufa da Câmara Municipal (junto ao Auditório), onde poderão colocar em vaso a bolota e a castanha e acompanhar o seu crescimento até ao Dia Mundial da Árvore.

A cada turma será distribuído um CD informativo sobre a Protecção da Floresta (disponibilizado pela Autoridade Florestal Nacional) e um jogo de palavras cruzadas para desafiar os mais pequeninos a pensar nas temáticas da preservação da floresta. O principal objectivo deste projecto é contribuir para a alteração de comportamentos menos correctos em termos ambientais.


Conteúdo Recomendado