Inscrições abertas para SciCom Pt 2018

O congresso de Comunicação de Ciência vai decorrer de 10 a 12 de outubro, em Figueira de Castelo Rodrigo, no âmbito da Plataforma de Ciência Aberta.

Entre 10 e 12 de outubro, Figueira de Castelo Rodrigo realiza o 6º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPT 2018, este ano organizado em parceria pela Rede SciComPT e pela Plataforma de Ciência Aberta.

O 6º Congresso de Comunicação de Ciência – SciComPT 2018 dará especial atenção à sustentabilidade e à divulgação de projetos e produtos locais.

A inauguração do congresso, que irá reunir profissionais de Portugal e Espanha, conta com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Doutora Fernanda Rollo.

Este ano os temas foco do Congresso são a participação e inclusão, com algumas das sessões focadas em “Ciência e Cidadania”, “Educação Inclusiva” ou “Relação com outros públicos.”

Os oradores convidados são Ana Godinho, atual coordenadora do Grupo de Comunicação, Educação e Divulgação do CERN, que irá apresentar “A comunicação de ciência num laboratório internacional”; Luisa Massarani, que irá mostrar qual é “O estado da arte da divulgação científica na América Latina” e ainda Antonio Calvo Roy, que irá falar sobre “Periodismo Científico, una especialidad para el siglo 21”.

No dia anterior ao começo do congresso haverá uma vertente social, com os congressistas a desenvolverem iniciativas junto da comunidade local em escolas, lares, bibliotecas, cafés, entre outros.  Entre as 10 da manhã e as 23 horas, as ruas do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo serão preenchidas com passeios químicos, observação de aves, música eletrónica, uma viagem teatralizada à biodiversidade das abelhas e muito mais.

Estas atividades terminam à noite com um Pint of Science – um espaço onde os Investigadores apresentam os seus projetos em bares, de forma simples e descontraída, para promover uma troca de conhecimento e a discussão científica informal entre curiosos e investigadores, como refere uma nota da organização.

Durante o congresso, a sustentabilidade estará sempre presente, uma vez que não serão atribuídos sacos aos conferencistas, mas sim, taleigas (um tipo de saco de pão), não haverá copos de plástico, sendo atribuída uma caneca de alumínio a cada participante, que poderá comprá-la ou devolvê-la no final do congresso e não haverá os normais blocos de notas, sendo substituídos por folhas de rascunho.

Haverá também o lançamento de uma edição especial de cerveja artesanal SciComPT, uma colaboração entre o Cantinho Café, em Castelo Rodrigo, e a Cervejeira Dois Corvos.

Esta cerveja vai fazer parte da iniciativa #cervejacomcausas, com 0,10 € da venda de cada cerveja a contribuir para um projeto de desenvolvimento local.

No dia seguinte ao congresso, dia 13, realizar-se-ão workshops dedicados a temas como “Falar em público”, “Introdução ao Desing Visual para Comunicadores de Ciência”, “Arte e Ciência” e “Twitter y Redes Sociales”.

Para mais informações, AQUI


Conteúdo Recomendado