Ontem, dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o município de Pinhel inaugurou o monumento em homenagem aos Combatentes no Ultramar do concelho de Pinhel no Largo da Fonte Nova (em frente à Escola Secundária).
A cerimónia foi presidida pela secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, contando com a presença de várias entidades, combatentes e pinhelenses.
O presidente da câmara municipal de Pinhel, Rui Ventura, explicou que o monumento teve o objetivo de homenagear os Combatentes no Ultramar naturais do concelho: “será porventura uma pequena homenagem perante a grandeza da sua coragem, ainda assim, é uma homenagem sentida e verdadeira ‘aos que deste concelho partiram ao serviço da Pátria’, como está inscrito neste memorial”.
Perante uma vasta plateia de antigos Combatentes, a representante do Governo aproveitou para lembrar o trabalho que tem sido levado a efeito e, nomeadamente, a aprovação do Estatuto do Antigo Combatente, que entrou em vigor a 1 de setembro de 2020 com o objetivo de legislar e reforçar os direitos de natureza social e económica especificamente reconhecidos aos antigos combatentes.
O monumento é da autoria do arquiteto António Saraiva.