Nos dias 14 e 15 de outubro, o lendário Rei Vamba e o saboroso Casqueiro, ícone da gastronomia regional, protagonizam mais um momento do ciclo de eventos oficiais das Aldeias Históricas de Portugal, sobre o tema “Nas Terras do Rei Vamba… Há Casqueiro!”. Haverá animação de rua, música ao vivo, workshops, visitas temáticas, expositores de pão, artesanato e outros produtos regionais, que têm por cenário a Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha.
Com uma forte componente histórica e o apelo dos melhores sabores regionais, o evento propõe dois dias de animação e descoberta da antiga Egitânia, hoje Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, que terá sido o berço do célebre rei visigodo do século VII.
12 EM REDE – ALDEIAS EM FESTA
O ciclo de eventos 12 EM REDE – ALDEIAS EM FESTA surge da necessidade de se constituir um calendário permanente de animação nas Aldeias Históricas de Portugal (AHP) que crie atratividade e notoriedade ao território ao longo de todo o ano. 12 EM REDE – ALDEIAS EM FESTA ancora-se no conceito rede, com programação única e exclusiva a partir de uma matriz comum, que sugere um percurso e experiência imersiva na vida das Aldeias, na sua História, estórias, património físico e simbólico.
É explorada uma temática pertença da vida de cada Aldeia, por isso única e irrepetível, a partir da qual se constrói uma narrativa que visa potenciar o seu património histórico e cultural, quer na sua dimensão física e arquitetónica, quer, em particular, na força e riqueza das suas expressões imateriais (atividades, técnicas, tradições, costumes), visando um forte contributo para a criação de novos e renovados produtos turísticos e para a valorização de produtos locais.
Um conjunto de 12 eventos ligados por um calendário comum, uma linguagem de comunicação única, 12 Aldeias Históricas, a identidade histórico/cultural, um programa de hospitalidade e uma metodologia de trabalho coletiva, atributos que caracterizam este Ciclo de Eventos que pretende marcar a diferença na oferta cultural existente no domínio nacional.
A partir de uma expressão imaterial e simbólica (uma personagem, um facto histórico, uma lenda, uma tradição, um saber) é construído um programa de, no mínimo, dois dias de iniciativas, capazes de gerar experiências que perdurem na memória dos visitantes e da comunidade.
Esta iniciativa é financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através, designadamente, dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro), via Portugal 2020, e através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).