Idanha-a-Nova recebe seminário de Cooperação e desenvolvimento rural

A 29 de abril, em Idanha-a-Nova, decorre o seminário «Cooperação e desenvolvimento rural. Experiências e perspetivas para 2014-2020». O encontro debate temáticas como a cooperação no desenvolvimento rural, a internacionalização destes territórios e o empreendedorismo.

O Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, é a casa do seminário «Cooperação e desenvolvimento rural. Experiências e perspetivas para 2014-2020», um encontro que quer «aproximar os Grupos de Ação Local (GAL) responsáveis pela concretização das abordagens LEADER nos territórios do Alentejo, do Centro e da Extremadura (Espanha) da dinâmica de cooperação da EUROACE», explica a comunidade de trabalho da Eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura (EUROACE), entidade organizadora.

Entre as 9h30 e as 19h30 de 29 de abril, abordam-se temas como «as associações de desenvolvimento rural na EUROACE», «cooperar em desenvolvimento rural na fronteira», «internacionalizar o mundo rural pela cooperação» e «empreendedorismo no mundo rural: estratégias e práticas». O dia termina com uma visita à Incubadora de Base Rural de Idanha-a-Nova.

De acordo com a EUROACE, o seminário tem também por objetivo «reforçar a colaboração transfronteiriça na concretização dos Programas de Desenvolvimento Rural nas três regiões e trocar experiências sobre estratégias, metodologias e práticas na dinamização do empreendedorismo no mundo rural».

O encontro é ainda uma oportunidade para «refletir sobre as oportunidades para o território da EUROACE decorrentes dos apoios da União Europeia para 2014-2020, no âmbito da cooperação e do desenvolvimento rural e territorial».


Conteúdo Recomendado