Idanha-a-Nova recebe Campeonato do Mundo de tiro com besta

Idanha-a-Nova vai receber, no Monte Trigo, o Campeonato do Mundo de tiro com besta, entre 14 e 19 de junho, uma prova que já não se realizava a nível há cinco anos, foi hoje anunciado.

Segundo a organização, que está a cargo da Federação dos Arqueiros e Besteiros de Portugal (FABP), Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e Associação Raia Aventura, é expectável que estejam em Idanha-a-Nova, durante os seis dias de competição, uma centena de atletas de todo o mundo.

“Neste momento, ainda não é possível avançar com números exatos, uma vez que as inscrições ainda não estão abertas. No entanto, ficaremos muito satisfeitos se tivermos em Idanha-a-Nova 100 atletas estrangeiros e os 25 atletas nacionais”, afirmou o presidente da FABP, Francisco Camacho.

O “World Crossbow Championship 2016 – 3D” decorre nos dias 18 e 19 de junho, com dois circuitos distintos de caça simulada de figuras tridimensionais.

O WCC 3D é precedido, nos dias 16 e 17 de junho, por outros dois circuitos de alvos com figuras em papel representando animais.

Simultaneamente, decorre a segunda edição da Taça de Portugal de tiro com besta e o Troféu Hélio Meca, em memória deste antigo dirigente da FABP.

Francisco Camacho explicou ainda que a escolha para a realização do “WCC 3D” recaiu na vila de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, pelo entusiasmo que o município local e a Associação Raia Aventura manifestaram para a realização deste evento mundial.

Além disso, sublinhou as condições únicas que o Monte Trigo apresenta para a prática da modalidade.

O responsável da FABP adiantou ainda que houve cinco municípios que se candidataram à realização deste evento, cujas inscrições começam na próxima semana, num site que a federação está a criar para o efeito.

O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, explicou que este é mais um evento de nível mundial que vem para o concelho raiano.

“Não tem sido por acaso que temos conseguido captar eventos de nível mundial. A câmara tem feito um investimento forte, não só ao nível de infraestruturas, mas também no património natural e cultural de Idanha-a-Nova”, sustentou.


Conteúdo Recomendado