Idanha-a-Nova chega a 198 países com documentário da TV5 Monde

Um documentário inédito sobre o concelho de Idanha-a-Nova estreou esta semana no canal de televisão francês TV5 Monde, a terceira maior cadeia televisiva a seguir à CNN e à BBC.

O documentário “Embarquement: Idanha-a-Nova”, a emitir em 198 países incluindo Portugal, tem a duração de 13 minutos e corresponde a um episódio do programa “Embarquement”, uma conhecida produção televisiva que percorre vários destinos em todo o Mundo.

“Entre os destinos turísticos de Portugal, há um que nos surpreende pela sua diversidade: Idanha-a-Nova. Como outros municípios que fazem fronteira com Espanha, Idanha é rica em história e em vestígios dos conflitos de outrora entre os dois países ibéricos. É ainda herdeira de civilizações como a romana e a islâmica e da generosidade do seu território classificado pela UNESCO, devido à sua biodiversidade, ao seu património geológico e às indústrias criativas, nomeadamente a música”, refere-se no documentário realizado por António Buscardini.

“Embarquement: Idanha-a-Nova” resulta de uma aposta estratégica da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que passa pela promoção deste Território UNESCO enquanto destino turístico ímpar, em particular junto de um público-alvo específico – o universo de cerca de 300 milhões de francófonos – alavancando, desta forma, o investimento privado e, consequentemente, o desenvolvimento económico e social.

O documentário percorre assim as aldeias históricas de Idanha-a-Velha e de Monsanto (a mais portuguesa de Portugal), o Parque Icnológico de Penha Garcia (o berço do Geoparque Naturtejo da UNESCO) e as Termas de Monfortinho, abordando ainda temas relacionados com as tradições locais, a gastronomia e os produtos biológicos desta que é a primeira Bio-Região de Portugal, sem esquecer o vanguardista Boom Festival e as sonoridades tradicionais de Idanha-a-Nova, Cidade Criativa da Música da UNESCO.

Com uma audiência estimada de 21 milhões de pessoas por ano, o documentário será transmitido pelo menos 5 vezes num ano, durante 3 anos, inicialmente na TV5 Monde Europe e seguidamente nos restantes canais da TV5, em 198 países. Em média, o documentário será emitido 12 vezes por ano. Além de poder ser visto na televisão, o programa poderá ser, a qualquer momento, visionado na internet.

O documentário insere-se no âmbito das ações de promoção do produto turístico associado a Monsanto, ao abrigo do projeto Monsanto – Valorização e Qualificação do destino turístico, financiado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior do Turismo de Portugal.

Assista ao documentário aqui.




Conteúdo Recomendado