ICNF entrega viaturas todo-o-terreno a sapadores florestais

Foram hoje atribuídas, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), 34 viaturas todo-o-terreno às novas equipas e brigadas de sapadores florestais.

As viaturas encontram-se dotadas com equipamento para atividade silvícola e supressão de incêndios, representado um investimento público superior a 1,7 milhões de euros, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

Estas novas equipas de sapadores florestais serão afetas, maioritariamente, a associações de produtores florestais e órgãos gestores de baldios. As brigadas, compostas por três equipas de sapadores florestais, serão alocadas às Comunidades Intermunicipais.

Segundo o ICNF, “os sapadores florestais são elementos essenciais no âmbito da silvicultura preventiva, da defesa da floresta e das demais funções atribuídas no domínio do dispositivo especial de combate a incêndios rurais. Estes elementos são, também, agentes de proteção civil conforme estabelecido na Lei de Bases da Proteção Civil.”

O Programa de Sapadores Florestais, criado em 1999, visa contribuir para a diminuição do risco de incêndio e para a valorização do património florestal, através da criação de equipas especializadas que reforçam as estruturas de prevenção e de combate, já existentes. Esta é uma necessidade reconhecida como prioritária na Lei de Bases da Política Florestal.

“Apesar da situação de emergência em que o país se encontra, devido às medidas extraordinárias relativas à prevenção da transmissão do vírus e contenção da doença COVID-19, mantém-se a necessidade de continuar a desenvolver um conjunto de serviços e atividades essenciais e prioritárias a nível nacional, onde se incluem as atividades de silvicultura preventiva e ações de gestão de fogos rurais, para as quais os sapadores florestais contribuem de forma decisiva”, acrescenta o ICNF.


Conteúdo Recomendado