I Jornadas de Exercício Físico e Desporto em Gouveia

O Município de Gouveia promove a primeira edição das Jornadas de Exercício Físico e Desporto, que vão decorrer nos dias 19, 20 e 21 de setembro.

O Município de Gouveia promove as primeiras Jornadas de Exercício Físico e Desporto nos dias 19, 20 e 21 de setembro, em Gouveia.

De acordo com a autarquia, as Jornadas têm como objetivo ir ao encontro das necessidades de Técnicos Autárquicos na área do Desporto, de Técnicos Desportivos, de Professores de Educação Física, e de outras áreas de trabalho que se revejam nos temas propostos como uma forma de aumento de conhecimentos e dotar os participantes de novas ferramentas de informação atualizada, que lhes permita tornar o seu desempenho profissional mais profícuo, refere uma nota informativa da autarquia.

A primeira edição das Jornadas de Exercício Físico e Desporto tem como parceiro institucional o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e o Plano Nacional de Ética no Desporto e estarão representados vários organismos estatais, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), a DGS através do Programa Nacional de Promoção de Atividade Física, e a Associação Geopark Estrela.

A iniciativa conta com oradores de excelência, docentes e doutorados de inúmeras instituições de Ensino Superior Universitário e Politécnico, tais como Universidade de Évora, Universidade de Coimbra, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Nova de Lisboa, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Viseu.

No dia 19 de setembro, as Jornadas decorrem na Escola Básica de Gouveia onde será apresentado o Projeto Gym4All, vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2017, do qual faz parte o Município de Gouveia, Seia e Oliveira de Hospital. Este primeiro dia das Jornadas conta com o apoio do Agrupamento de Escolas de Gouveia.

Nos dias seguintes, dia 20 e 21, no Teatro Cine de Gouveia, as Jornadas propõem ser um momento de partilha de conhecimentos e de reflexão científica, nas áreas do Exercício Físico desenvolvido pelas Autarquias nas comunidades locais. No dia 21, as Jornadas irão abordar temas relacionados com a importância do desporto na idade infantil e na idade sénior, a importância da prática desportiva na saúde e a importância das autarquias como fomentadoras de exercício físico.

O terceiro dia das Jornadas tem como tema principal a formação desportiva, com subtemas como a nutrição, lesões desportivas novas tecnologias e ética no desporto.

As inscrições encontram-se abertas e o programa detalhado pode ser consultado, AQUI


Conteúdo Recomendado