Guarda com risco extremo de exposição à radiação ultravioleta

Sete regiões do país estão hoje em risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto outras 19 estão com níveis muito altos, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

De acordo com o instituto, em risco ‘Extremo’ estão as regiões de Bragança, Évora, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Vila Real e Funchal.

O IPMA colocou também as regiões de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Viseu, Porto Santo, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Horta e Santa Cruz das Flores em risco muito alto.

Segundo o instituto, nas regiões com risco extremo a população deve evitar a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis muito alto e alto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (alto), 8 a 10 (muito alto) e superior a 11 (extremo).

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente céu limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado de nordeste nas terras altas até ao meio da manhã e temporariamente de noroeste no litoral oeste durante a tarde e pequena subida de temperatura, em especial da mínima e nas regiões do litoral.

Na Madeira prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo, vento fraco a moderado do quadrante norte e pequena subida da temperatura máxima.

Para os Açores, prevê-se céu geralmente muito nublado, possibilidade de trovoadas, períodos de chuva, passando a aguaceiros, neblinas e vento sudoeste moderado a bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 22 e 37 graus Celsius, no Porto entre 20 e 32, em Vila Real entre 15 e 31, em Viseu entre 17 e 31, na Guarda entre 14 e 29, em Bragança entre 11 e 30, em Coimbra entre 18 e 36, em Castelo Branco entre 20 e 34, em Portalegre entre 23 e 36, em Santarém entre 19 e 40, em Évora entre 20 e 38, em Beja entre 20 e 39, em Faro entre 21 e 33, no Funchal entre 20 e 28, em Ponta Delgada entre 22 e 26, na Horta entre 22 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 24.


Conteúdo Recomendado