Guarda recebe Workshop Internacional de Turismo Religioso

Entre os dias 22 e 25 de fevereiro vão decorrer os VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso, em Fátima e na Guarda.

Segundo a Câmara Municipal da Guarda, “trata-se do mais importante certame de Turismo religioso do país que englobará este ano pela primeira vez a cidade da Guarda e o seu património de herança judaica”.

Na cidade mais alta, a iniciativa decorrerá entre 23 e 25 de fevereiro (de sexta a domingo).

Os participantes serão recebidos no dia 23 (sexta), num jantar de boas-vindas exclusivo para todos os operadores que visitam a Guarda pela primeira vez. Seguir-se-á, no dia 24 de fevereiro (sábado), o Workshop Internacional de Turismo Religioso, iniciativa que decorrerá no Teatro Municipal da Guarda (TMG) durante a manhã. Esta iniciativa consiste em reuniões de trabalho entre suppliers (Operadores portugueses das áreas da hotelaria e restauração) e hosted buyers (operadores turísticos, neste caso do setor judaico). Os suppliers locais e nacionais terão oportunidade de expor e promover os seus produtos/ ofertas de forma a cativar os operadores estrangeiros que atuam no mercado religioso.

Durante o evento a cidade da Guarda irá acolher perto de 40 hosted buyers, de todo o mundo, cujo principal objetivo é encontrar/conhecer novos destinos turísticos, com ofertas e experiências diferenciadoras, dentro do segmento de mercado cultural e religioso. Participam ainda nesta iniciativa cerca de 40 suppliers. No período da tarde está agendada uma visita à Judiaria de Trancoso e ao Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso. O programa encerra no dia 25 de fevereiro com uma visita encenada à judiaria da Guarda, agendada para a manhã de domingo.

“A realização do VI Congresso Internacional de Turismo Religioso irá permitir colocar a Guarda como um destino religioso por excelência. A oportunidade de se consolidar a vertente Judaica face ao crescimento da mesma, através dos dados de entrada de turistas de vários mercados emissores, tais como Israel, EUA e Brasil ou Canadá, leva-nos a disponibilizar a cidade da Guarda como palco de realização de um encontro, verdadeiramente, importante entre operadores turísticos deste segmento de mercado”, acrescenta a autarquia.

Os VI Workshops Internacionais de Turismo Religioso são compostos por quatro segmentos, nomeadamente: Seminário, em Fátima, com foco no tema “Globalização e Turismo Religioso”; no dia 22; Bolsa de Contactos, também em Fátima no dia 22; Segmento específico de Turismo de Herança Judaica, na Guarda no dia 24; e Pós-tours apoiados pelas diversas ARPT’s, a partir da Guarda e de Fátima.

Com cerca de 700 participantes, entre os quais 150 Hosted buyers, 150 Suppliers e 40 Expositores, todos especialistas em touring e turismo religioso, este é o maior encontro mundial de profissionais deste segmento, que conta com a participação de operadores turísticos nacionais e internacionais, de mercados de turismo religioso consolidados e emergentes.

A iniciativa é uma organização da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, em colaboração com o Município da Guarda, o Município de Ourém e o Santuário de Fátima, com o apoio do Turismo de Portugal e do Turismo do Centro de Portugal.


Conteúdo Recomendado