Guarda em risco extremo de exposição aos raios UV

Nove distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados.

Nove distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV) e o resto do país está com níveis muito elevados, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco extremo estão os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja.

Para estes distritos com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Ainda no continente, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa e Faro apresentam risco muito elevado e Coimbra está com níveis elevados.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores estão hoje com níveis muito elevados.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.


Conteúdo Recomendado