Guarda comemora primeiro Dia Municipal do Ar com seminário internacional

A Câmara Municipal da Guarda vai comemorar pela primeira vez, a 10 de maio, o Dia Municipal do Ar, com a realização de um seminário internacional sobre “Saúde e qualidade do ar”. Segundo o presidente da autarquia da Guarda, Joaquim Valente, o Dia Municipal do Ar foi criado tendo em conta que a cidade tem […]

A Câmara Municipal da Guarda vai comemorar pela primeira vez, a 10 de maio, o Dia Municipal do Ar, com a realização de um seminário internacional sobre “Saúde e qualidade do ar”.
Segundo o presidente da autarquia da Guarda, Joaquim Valente, o Dia Municipal do Ar foi criado tendo em conta que a cidade tem «características bioclimáticas únicas, que já por diversas ocasiões lhe deram o epíteto de cidade com melhor qualidade do ar». «Historicamente, a cidade e toda a região têm tido um papel ativo e dinâmico no aproveitamento das condições naturais, proporcionando melhores condições de tratamento de várias doenças respiratórias e promovendo a qualidade de vida da população», justifica o autarca na proposta de criação daquele dia. Joaquim Valente lembra que na cidade foi inaugurado, em 18 de maio de 1907, o Sanatório Sousa Martins, a primeira unidade de tratamento de doenças respiratórias da então Assistência Nacional aos Tuberculosos. «Atualmente, a região mantém as suas potencialidades no tratamento da saúde, acrescendo a estas a posição geoestratégica da cidade da Guarda que a coloca numa centralidade ímpar na conjuntura ibérica», assinala, lembrando que foi distinguida, em 2004, como Cidade Bioclimática Ibérica. O município apresentou uma candidatura ao PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos «para promoção do bioclimatismo e legitimar a Guarda como centro de investigação e de tratamento de doenças respiratórias de excelência e de referência europeia», anunciou. No âmbito deste projeto, a autarquia tem a decorrer «o concurso público para a Certificação e Medição da Qualidade do Ar», disse Joaquim Valente. Com o objetivo de «afirmar a importância do bioclimatismo como provocador do desenvolvimento e da competitividade da Guarda», a autarquia decidiu criar o Dia Municipal do Ar, por sugestão do departamento pré-escolar do Agrupamento de Escolas da Área Urbana, que no primeiro ano da sua existência será assinalado com o seminário internacional “Saúde e qualidade do ar”, explicou. Durante o seminário, realizado em parceria com a associação Guard`Ar, Instituto Politécnico da Guarda, Universidade da Beira Interior e Unidade Local de Saúde da Guarda, serão propostas ações «que irão potenciar a definitiva afirmação do binómio Guarda – cidade da saúde». Participam especialistas nacionais e internacionais que abordarão temáticas como “Doenças respiratórias e a importância dos tratamentos em altitude” e “Iniciativas bioclimáticas na Guarda”. O tema do bioclimatismo também foi inserido como exemplo de boas práticas na Rede de Cidades Cencyl (Guarda, Aveiro, Coimbra, Figueira da Foz, Viseu, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid), que patrocina o espetáculo “Entre o céu e a terra”, a representar nos dias 9, 10 e 11 de maio.

Conteúdo Recomendado