O espetáculo intitulado “SONOGUARDA – Dicotomias do Silêncio”, criado e dirigido pelo percussionista Tiago Pereira, será apresentado pelas 21h30 de quinta e de sexta-feira, no pequeno auditório do TMG.
Segundo Tiago Pereira, a produção resulta de um projeto que envolve um grupo sénior local, constituído por 12 mulheres e quatro homens, que frequentam o Programa Guarda + 65, que são desafiados a transportar “narrativas sonoras” para o público.
“A ideia é transportar para o palco sons do quotidiano da Guarda. Com objetos do quotidiano, vamos criar sequências musicais”, disse o responsável na apresentação da produção, que está integrada na programação do TMG para os últimos quatro meses de 2015.
O espetáculo pretende “introduzir a experiência individual ao nível dos sons e, partindo do individual, trabalhar no coletivo”, explicou o orientador artístico.
Tiago Pereira, citado numa nota da Câmara Municipal da Guarda, refere que em “SONOGUARDA – Dicotomias do Silêncio” há “ambientes sonoros, ruídos, ritmos e melodias que convidam o público a embarcar numa viagem de imagens e memórias auditivas”.
“Tudo é válido para a construção de novos sons ou sons do quotidiano, que se apresentam em palco de forma harmoniosa ou por vezes caótica. Uma narrativa ilustrada por pulsações e palavras soltas. Um espetáculo para ver, sentir e escutar”, aponta.
A entrada para o espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Música é livre, mas está sujeita ao levantamento prévio do ingresso na bilheteira do TMG.
O orientador do espetáculo, Tiago Pereira, formou-se em Design de Comunicação na Escola António Arroio e na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, desenvolvendo em paralelo formação na área do teatro, música e pedagogia.
Atualmente está associado aos projetos de música portuguesa “Roncos do Diabo”, “Sebastião Antunes”, “Flávio Torres & os Canalhas” e “Ai!”.