Evento Terminado em 2021-12-25 23:00:00

Guarda Cidade Natal pode ser visitada até ao dia 25 de dezembro

Início: 2021-12-01 16:00:00
Fim: 2021-12-25 23:00:00
Local do Evento: Guarda
Entidade Promotora: Município da Guarda
Mais Informações: https://www.mun-guarda.pt/

O centro das festividades é na Praça Luís de Camões, coração da cidade mais alta.

A Cidade Natal já abriu portas, este ano com algumas restrições devido às normas de segurança impostas pela Direção Geral de Saúde pela Pandemia por COVID 19. Ainda assim, não falta a Árvore de Natal, com perto de 12 metros de altura, o Carrossel Parisiense, o Comboio, que fará o circuito pelo centro da cidade, e vários PhotoPoints para imortalizar as visitas em família a este lugar encantado. Aqui funcionará também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas que privilegiam a venda dos doces da quadra natalícia, bem como licores, chocolate quente, artesanato, entre outros produtos locais. E para além de tudo isto há ainda mágicos, soldadinhos de chumbo, anjos e bailarinas durante os fins-de-semana.

Ainda pelas freguesias, entre 3 e 19 de dezembro, estão previstos Concertos de Natal. Nesta edição, o espírito natalício vai chegar a todas as freguesias do concelho da Guarda. Desta forma, o Município pretende levar a magia do Natal, através da Cultura, a todo o território com a colaboração dos grupos de cantares das Associações Culturais do Concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia.

E de 5 a 18 de dezembro são as Igrejas da cidade (Misericórdia, S. Vicente, S. Miguel, S. Pedro, Bonfim, Póvoa do Mileu e Sequeira) que vão receber Música de Natal com as atuações de Diamar, MyFellowJo e Rui Sequeira, Grupo de Cantares da Sequeira, Grupo de Cantares A Mensagem e Kaire Ictus.

De regresso á ‘Praça velha’ está ainda o Madeiro de Natal que vai arder, como é tradição no dia 24 de dezembro. Há anos que o Madeiro é o ponto de encontro de centenas de guardenses em tarde de consoada, na Guarda. Ao toque dos sinos acende-se o madeiro e brinda-se às boas festas com amigos e família. O momento é acompanhado de animação musical, este ano com os Levados da Breca, Fanfarra Gooze e Dj Dilcio.

Destaque também para o Jardim do Largo Frei Pedro que volta a ter a sua Árvore de Vitrais, fruto da participação ativa das crianças de Instituições Sociais de Acolhimento do Concelho, com a temática dos Pinheirinhos de Natal. E ainda neste local e também no Jardim José de Lemos estarão espalhados os ‘Pinheiros de Natal’. Serão perto de 80 árvores com estrutura em madeira e com cerca de 1,70 metros que vão ser enfeitados com adornos das escolas de 1º CEB, jardins-de-infância do ensino público e privado e instituições da rede social. Estes ‘Pinheiros de Natal prometem trazer magia aos espaços verdes mais centrais da cidade, recorrendo apenas a elementos naturais como pinhas, bolotas, castanhas, abóboras, pedaços de cortiça ou rolhas.

Nesta quadra, também a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço vai ter atividades com cunho natalício para ver e desfrutar em família como exposições, oficinas, leituras encenadas e teatro. E no Museu da Guarda estão também previstas sessões de Contos de Natal e várias Oficinas.

Nesta edição da Cidade Natal, O Município da Guarda promove, mais uma vez em parceria com o NERGA, o Concurso de Montras de Natal. Desta vez, a votação será feita exclusivamente online, através da plataforma da Câmara da Guarda, no site. A autarquia irá atribuir 1000 euros à melhor montra e 500 e 250 euros respetivamente ao segundo e terceiro lugares. As lojas interessadas em participar deverão ler atentamente as normas do concurso e inscrever-se até ao final do dia de hoje, dia 2 de dezembro. O concurso decorrerá entre 4 de dezembro de 2021 e 6 de janeiro de 2022.

O programa de Natal da autarquia encerra, como já é tradição, com o ‘Vamos Cantar as Janeiras’ no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, dias 6 e 7 de janeiro de 2022. Num espetáculo que tem a direção artística da cantora e multi-instrumentista, Sara Vidal e que contará com a participação das coletividades e grupos de todo o concelho da Guarda.

Programa

Guarda: A Cidade Natal 2021

[27 novembro]

Jardim José de Lemos

18h00

Ligação da Iluminação de Natal

Com a participação do Coro Infantil do Conservatório de Música de São José da Guarda e com Espetáculo Aéreo pela Super Pipoca Produções

No dia de aniversário da cidade mais alta ligam-se as luzes de Natal por toda a cidade. O momento simbólico acontecerá no Jardim José de Lemos e contará com um espetáculo aéreo e com um o Coro Infantil do Conservatório.

Até 6 de janeiro de 2022

Loja Centro Comercial La Vie

Loja Junto à Igreja da Misericórdia

Natal Artesanal

Trata-se da 8.ª Edição do Natal Artesanal que abre portas no Dia da Cidade, 27 de novembro. Trata-se de uma iniciativa levada a cabo em conjunto por artesãs locais. Nestas lojas poderá encontrar, entre outros produtos, licores, compotas e uma variedade de doces de natal como coscoreis e rabanadas. Tudo feito de modo artesanal.

Até 6 de janeiro de 2022

Jardim do Largo Frei Pedro

Árvore dos Vitrais

A Árvore dos Vitrais está de regresso ao Jardim do Largo Frei Pedro, nesta edição com a temática dos Pinheirinhos de Natal. Mais de 100 crianças das Instituições Sociais: LIJ – Lar de Infância e Juventude – Aldeias SOS da Guarda, Casa da Sagrada Família, Instituto de São Miguel e o Programa Escolhas – NDS, foram desafiadas a pintar os vitrais formando um enorme pinheiro de Natal.

Até 15 de janeiro de 2022

Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço [BMEL]

Exposição de Livros Pop-up Natal, da coleção particular de José Alberto Rodrigues

Mostra da coleção particular de José Alberto Rodrigues. Esta época do ano é propícia a descobertas maravilhosas. A dádiva e a partilha fraternas são momentos permanentes e em cada gesto expressamos o nosso afeto e sentimentos. Uma exposição que desperta o espírito natalício.

Até 15 de janeiro de 2022

BMEL

Exposição de Presépios, da coleção particular de Isabel Campos Correia e José Augusto Correia

Mostra de presépios da coleção particular de Isabel Campos Correia e José Augusto Correia, adquiridos durante as viagens que este casal de professores aposentados realizou por todo o país.

1 de dezembro a 6 de janeiro de 2022

Jardim José de Lemos e Jardim do Largo Frei Pedro

Pinheiros de Natal

Com a colaboração das instituições da Rede Social do Concelho da Guarda, bem como das escolas de 1º CEB e jardins-de-infância públicos e privados do concelho, serão colocadas 80 árvores em madeira no Jardim José de Lemos e no Jardim do Largo Frei Pedro. Estes Pinheiros de natal com cerca de 1,70m de altura estão enfeitados com adornos das escolas e instituições e prometem trazer magia aos espaços verdes mais centrais da cidade, recorrendo apenas a elementos naturais como pinhas, bolotas, castanhas, abóboras, pedaços de cortiça ou rolhas.

1 a 25 de dezembro

Praça Luís de Camões

Abertura, dia 1 às 16h00, com atuações de CORO e do ‘O Estúdio – Arte E Movimento’

Horário: 10h00 – 19h00 e 24 e 25 de dezembro – 15h00 – 19h00

Horário Mercadinhos – 14h00 – 19h00 e aos Fins-de-semana e feriados:10h00 – 19h00

Cidade Natal

A Cidade Natal abre portas este ano com algumas restrições devido às normas de segurança impostas pela DGS devido à Pandemia por COVID 19. Ainda assim não vão faltar a Árvore de Natal, com perto de 12 metros de altura, o Carrossel Parisiense, o Comboio, que fará o circuito pelo centro da cidade, e vários PhotoPoints para imortalizar as visitas em família a este lugar encantado. Aqui funcionará também o Mercadinho de Natal com várias barraquinhas que privilegiam a venda dos doces da quadra natalícia, bem como licores, chocolate quente, artesanato, entre outros produtos locais. E para além de tudo isto há ainda mágicos, cuspidores de fogo, soldadinhos de chumbo, anjos e bailarinas, para a animação na abertura e durante os fins-de-semana.

3 a 19 de dezembro

Concertos de Natal nas freguesias do Concelho da Guarda

O espírito Natalício vai chegar a todas as freguesias do concelho da Guarda, através de um concerto de Natal por freguesia. Desta forma, o Município pretende levar a magia do Natal, através da Cultura, a todo o território com a colaboração dos grupos de cantares das Associações Culturais do Concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia.

4 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022

Comércio Local

Concurso de Montras de Natal

Org. Município da Guarda e NERGA – Associação Empresarial

O Município da Guarda promove, mais uma vez em parceria com o NERGA, o Concurso de Montras de Natal. Nesta edição, a votação será feita exclusivamente online através da plataforma da Câmara da Guarda, no site. A partir de 4 de dezembro, vote na sua favorita! O Município da Guarda irá atribuir prémios às melhores montras: 1000, 500 e 250 euros, respetivamente ao primeiro, segundo e terceiro lugares.

4 de dezembro

BMEL

10h30

‘Literaturinha: O quarto Rei Mago’ por Teatromosca | Leitura encenada

Ao contrário dos outros três, Artaban, o quarto rei mago, faltou ao nascimento de Jesus. As oferendas que trazia- uma safira, um rubi e uma pérola- usou-as para ajudar os enfermos e necessitados que cruzaram o seu caminho. Leitura encenada a partir de ‘Other Wise Man’ de Henry Van Dyke. Atividade para Famílias com crianças dos 6 aos 12 anos. Inscrições prévias até dia 3 de dezembro na BMEL.

4 de dezembro

Igreja da Misericórdia

18h30

Concerto de Natal com DIAMAR

5 de dezembro

Igreja de S. Vicente

18h30

Concerto de Natal com MyFellowJo e Rui Sequeira

6 de dezembro

Museu da Guarda

Informações: 271 213 460

Oficinas de Cianotipia natalícias

Esta oficina quer proporcionar aos participantes o conhecimento e a prática de um método de impressão de imagens artesanal do sec. XIX, que utiliza moléculas de ferro sensíveis à luz que conferem a cor azul a este tipo de fotografia. Os trabalhos efetuados terão por base o Natal.

8 de dezembro

Capela do Mileu

18h30

Concerto de Natal com César Prata: ‘Natal em Portugal’

10 de dezembro

Igreja de S. Miguel

19h00

Concerto de Natal com Grupo de Cantares da Sequeira

11 de dezembro

BMEL

14h30 às 17h30

Tipografia tradicional – postais de Natal, por Quadratim | Workshop

Vamos viajar no tempo, na companhia de um mestre tipógrafo e sua aprendiz, manuseando tipos de letra em chumbo e imprimindo em máquinas centenárias. Postais e etiquetas criados em tipografia tradicional, tornam mais especial a magia do Natal.

11 de dezembro

Igreja da Sequeira

18h30

Concerto de Natal com DIAMAR

11 e 12 de dezembro

Zona Histórica até à Guarda-Gare

Hora a comunicar

Noel Run – Corrida e Caminhada Solidária

Org: Município da Guarda e NERGA – Associação Empresarial

Esta é uma iniciativa em parceria com Ginásios e Associações Desportivas. O percurso terá paragens em várias zonas comerciais.

12 de dezembro

Auditório do Paço da Cultura

CONCERTOS DE NATAL

16h00 – Sociedade Musical Gouveense

17h00 – Grupo da Associação Recreativa Filarmónica Popular Manteiguense

Org. Fundação INATEL | Apoio: Município da Guarda

Trata-se de uma iniciativa que se realiza a nível nacional, no mesmo dia, à mesma hora, em todas as capitais de distrito: um concerto de Natal em local emblemático aberto a toda a população.

14 e 16 de dezembro

Museu da Guarda

Informações: 271 213 460

Oficina de Decoração Natalícia

Esta atividade tem por objetivo estimular a criatividade no âmbito da expressão plástica e, acima de tudo, promover a consciência da necessidade do reaproveitamento de materiais numa época de consumo e desperdício.

17 de dezembro

Museu da Guarda

Informações: 271 213 460

Contos de Natal por António Fontinha

António Fontinha é um dos pioneiros da Narração Oral em Portugal e vive exclusivamente de contar histórias desde 1995. A base do seu repertório são temas da tradição oral portuguesa e, paralelamente à atividade de narrador, conduziu campanhas de recolha de contos tradicionais por todo o território nacional, algumas delas editadas, como os Contos Populares Portugueses.

17 de dezembro

Igreja de S. Pedro

18h30

Concerto de Natal com Grupo de Cantares A Mensagem de S. Miguel

18 de dezembro

BMEL

10h30

‘O Natal da Ana’ pelo Teatro em Caixa

Esta é a história de um Natal atribulado que acaba em festa graças à imaginação do avô Anacleto e colaboração da sua neta, Ana.

18 de dezembro

Igreja do Bonfim

18h30

Concerto de Natal com Kaire Ictus

De 21 de dezembro a 29 de janeiro de 2022

Café Concerto do TMG

No horário de funcionamento do CC

Exposição ‘Na Guarda do Natal’, pelo Fotoclube da Guarda

Org. Fotoclube da Guarda | Apoio: Município da Guarda

O Fotoclube da Guarda associou-se ao evento Guarda Cidade Natal 2021 com a realização de uma exposição fotográfica do Natal da Guarda, fazendo uma viagem pela Cidade Natal das edições anteriores e do Natal que vivemos nas aldeias do nosso concelho.

24 de dezembro

Praça Luis de Camões

16h00

Madeiro de Natal

Animação com os Levados da Breca, Fanfarra Gooze e Dj Dilcio

O Madeiro está de regresso este ano à Praça Luís de Camões. Há anos que ele é o ponto de encontro de centenas de guardenses em tarde de consoada, na Guarda. Ao toque dos sinos acende-se o madeiro e brinda-se às boas festas com amigos e família. O momento é acompanhado de animação musical.

6 e 7 de janeiro de 2022

Grande Auditório do TMG

21h30

Vamos cantar as janeiras

Espetáculo que conta, como habitualmente, com a participação de coletividades e grupos de todo o concelho da Guarda e que tem por base a tradição do ‘Cantar das Janeiras’. Nesta edição, a direção artística cabe a Sara Vidal, da Associação Sons Vadios, cantora e multi-instrumentista portuguesa, tendo sido vocalista do grupo galego de folk ‘Luar na Lubre’ e um dos elementos do projeto ‘Segue-me à Capela’. Entusiasta da cultura tradicional e da identidade dos povos, a artista pretende recriar um figurino verdadeiramente tradicional, com música e representação à mistura.


Conteúdo Recomendado