Guarda celebra os Santos Populares de 13 a 24 de junho

A feira anual de São João, a realizar no dia 24, no centro da cidade, encerra a edição deste ano do evento anual “Santos do Bairro”.

A Câmara Municipal da Guarda vai promover a sexta edição do evento “Santos do Bairro” com o objetivo de dinamizar a economia e de atrair visitantes para a cidade durante a quadra dos santos populares. O evento realiza-se entre os dias 13 e 24 de junho, e esta edição conta com a participação da marcha do Alto do Pina (Lisboa), que irá apadrinhar todas as marchas populares. Para além das marchas destaca-se o concurso da Boneca de Cristal, gastronomia, exposições de artes e ofícios, um espetáculo equestre e a realização da feira anual de São João (no dia 24) no centro da cidade.

O programa do evento foi ontem apresentado pelo presidente da autarquia da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, em conferência de imprensa, no Paço da Cultura.

Participam nove bairros na edição deste ano do evento “Santos do Bairro” e, em oito deles, haverá atividades: São Vicente (dia 13), Bairro da Luz (14), Póvoa do Mileu (15) Sequeira (16), Lameirinhas (17), Bairro do Pinheiro (18), Bonfim (19) e Alfarazes (20).
No dia 22, um sábado, a partir das 21h30, o destaque vai para as marchas populares, que terão o Alto do Pina (Lisboa) como marcha convidada.

Naquele dia, estarão a concurso cinco bairros da Guarda (Alfarazes, Bairro da Luz, Póvoa do Mileu, Sequeira e Bairro do Pinheiro) que disputam prémios de 1.500 euros (1.º lugar), 750 (2.º lugar) e 500 euros (3.º lugar). A eleição da marcha vencedora resultará da votação de um painel de jurados, segundo a autarquia.

No dia 23, um domingo, pelas 22h30, terá lugar a escolha da melhor Boneca de Cristal. Concorrem ao prémio de 1.000 euros sete bairros da Guarda: Alfarazes, Bairro do Pinheiro, Bairro da Luz, Sequeira, Bonfim, Lameirinhas e Guarda-Gare.
O programa neste dia inclui ainda, entre outras atividades, a realização de um espetáculo equestre, pela Associação Equestre da Guarda (pelas 21 horas, no largo João de Almeida, junto da igreja da Misericórdia), e um concerto com o grupo Sons do Minho (22 horas, na Praça do Município).

A feira anual de São João, a realizar no dia 24, no centro da cidade, encerra a edição deste ano do evento anual “Santos do Bairro”.


Conteúdo Recomendado