Guarda celebra Dia Mundial do Ambiente com inaugurações e Bandeira Azul

O Dia Mundial do Ambiente vai ser assinalado na Guarda com as inaugurações de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e de um reservatório de água, e pelo içar de uma Bandeira Azul, foi hoje anunciado.

Segundo uma nota da Câmara Municipal da Guarda, na quarta-feira será inaugurada a obra de remodelação e ampliação da ETAR do Torrão, considerada “especialmente importante no quadro da despoluição do rio Noéme”, e o reservatório de água da freguesia de Castanheira.

O Dia Mundial do Ambiente é também aproveitado para a cerimónia do hastear da Bandeira Azul na praia fluvial de Valhelhas, no rio Zêzere.

O programa começa pelas 15h00, com a inauguração do reservatório de água da freguesia de Castanheira, uma obra da responsabilidade da Empresa Águas do Vale do Tejo, que representa um investimento de cerca de 400 mil euros.

“O reservatório elevado da Castanheira permitirá melhorar o abastecimento de água potável às localidades de Castanheira, Rabaça e Porto Mourisco. A infraestrutura é composta por uma célula de 250 metros cúbicos, suspensa a 22 metros num fuste com cinco metros de largura e com uma altura de 33 metros”, explica o município da Guarda.

Segue-se, pelas 15h45, a inauguração da obra de remodelação e ampliação da ETAR do Torrão, uma obra também da responsabilidade da Empresa Águas do Vale do Tejo, que irá servir parte da cidade da Guarda e a freguesia de Vale de Estrela.

A fonte adianta que a obra, considerada “especialmente importante” para a despoluição do rio Noéme, corresponde a um investimento na ordem de 1,3 milhões de euros, valor cofinanciado em 85% pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

A intervenção na ETAR reforça a capacidade de tratamento da instalação de 4.000 para 10.000 habitantes equivalentes, acrescenta.

Segundo a autarquia, com as obras realizadas, o nível de tratamento “passa também a ser terciário, assegurando a remoção de nutrientes (azoto e fósforo), de modo a assegurar as exigências de descarga mais restritivas que resultaram da alteração da classificação do meio recetor, o rio Noéme, curso de água afluente do rio Côa, na bacia hidrográfica do rio Douro, agora classificada como zona sensível”.

As comemorações do Dia Mundial do Ambiente no concelho da Guarda terminam, pelas 17h30, em Valhelhas, com o hastear da Bandeira Azul na praia fluvial do rio Zêzere.

“Trata-se da primeira bandeira azul a ser hasteada no Interior do país nesta época balnear”, lê-se na nota.

A autarquia da Guarda esclarece que a escolha de Valhelhas para esta cerimónia deveu-se, segundo a Associação Bandeira Azul, entre outros fatores, principalmente ao facto de a praia fluvial ser bandeira azul há 11 anos.

Nas iniciativas comemorativas do Dia Mundial do Ambiente está anunciada a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde.


Conteúdo Recomendado