Hoje, dia 11 de novembro, pelas 18 horas, o município da Guarda inaugura através do seu Museu, duas exposições: Aires d’a Miña Terra – Poemário Ilustrado e Exposição audiovisual, F-Play, no âmbito do Programa Incentiv[art]. As mostras ficam patentes até ao dia 31 de dezembro. A entrada é livre.
Na Galeria Evelina Coelho vai estar patente ao público a exposição Aires d’a Miña Terra – Poemário Ilustrado uma mostra com 26 imagens gravadas a carborundo V33 realizadas pelo coletivo de artistas espanhóis que, sob a orientação do Professor catedrático de Desenho e Gravura da Universidade de Salamanca, José Fuentes Esteve, ilustram a famosa obra do poeta galego Manuel Curros Enríquez (1851-1908).
Recorde-se que este escritor da segunda metade de Oitocentos fez da poesia uma arma a manejar antes de todas as lutas, em nome da liberdade e da justiça, contra a miséria e contra a opressão, visando o despertar das consciências e o reafirmar da cultura galega como berço da lírica. Os criadores envolvidos neste projeto ensaiaram uma interpretação artística desse universo literário, privilegiando assim o diálogo entre a poesia e as artes visuais.
Já no Espaço #4, é inaugurada a Exposição audiovisual, F-Play. Trata-se de um Coletivo de alunos do curso de Multimédia da ENSIGUARDA que através do programa Incentiv[art] da Câmara da Guarda criaram três documentários: Rota do Douro vinhateiro; Van Gogh infinito; e SHE. Toda a organização da exposição resulta de um trabalho coletivo, de alunos e professores, sob a orientação da docente e artista Sofia Gralha. Tal como a exposição de gravura, esta mostra ficará patente até 31 de dezembro, com entrada livre.