Governo admite reduzir preço das portagens

http://www.engenhariaportugal.com/

O Governo admite alargar os descontos nas antigas Scut a outro tipo de veículos de transporte de mercadorias, revelou ontem o secretário de Estado dos Transportes.

Sérgio Monteiro anunciou ainda a intenção de reforçar esses descontos.

“Podemos tentar construir um caso em cima do anterior, para reduzir os custos de transporte”, afirmou o governante, num encontro com empresários do setor, referindo-se ao atual sistema de descontos de 10% e 15% sobre o valor da portagem de que beneficiam os camionistas consoante o horário do transporte de mercadorias.

Sem especificar como poderá ser feito esse aumento de descontos, ou quem vai beneficiar deles, Sérgio Monteiro salientou que a redução do custo de transporte não pode significar perda de receitas que ponha em causa as contas da Estradas de Portugal.

O secretário de Estado dos Transportes revelou também a intenção de “alargar o tipo de veículos” que beneficiam daqueles descontos nas portagens, mas não adiantou quaisquer pormenores.

Em outubro de 2012, o Governo de Pedro Passos Coelho anunciou uma redução nos preços das portagens de 15% para todos os utilizadores, sendo que as empresas de transportes de mercadorias beneficiaram de um desconto adicional, sobre as novas tarifas, de 10% durante o dia e de 25% à noite. Em causa estão os troços portajados das concessões Costa de Prata (A17 e A29), Grande Porto (A4, A41 e A42), Norte Litoral (A28), Algarve (A22), Beira Interior (A23), Interior Norte (A24) e Beira Litoral/Beira Alta (A25). O desconto de 15% nas tarifas deveu-se ao fim das isenções e descontos com base no local de residência.


Conteúdo Recomendado