Gouveia recebe unidade de produção de ovos em modo biológico

Uma unidade de produção de ovos em modo biológico, com capacidade para produzir cerca de 960 mil por ano, vai ser inaugurada, no sábado, no concelho de Gouveia, foi hoje anunciado.

A unidade de produção de ovos em modo biológico surge no seguimento da estratégia empresarial da Quinta da Caramuja, em Gouveia, que dispõe de uma unidade de turismo em Espaço Rural e que produz bovinos de raça Marinhôa e tem também olival, em modo de produção biológico.

“Todos os nossos investimentos e atividades privilegiam o respeito pela natureza e biodiversidade”, disse hoje à agência Lusa Paulo Mota, gerente da empresa Quinta da Caramuja, Lda., que também é o secretário-geral da ANAPO – Associação Nacional dos Avicultores Produtores de Ovos.

A nova unidade de produção de ovos ocupa o primeiro pavilhão, de um total de três que a empresa pretende construir, com uma capacidade máxima de alojamento de 3.000 galinhas poedeiras, “o número máximo permitido, por pavilhão, segundo as regras do modo de produção biológico”, indicou o responsável.

Com o pavilhão edificado, que representa um investimento de 130 mil euros e teve a comparticipação do Proder – Programa de Desenvolvimento Rural, Paulo Mota prevê produzir “aproximadamente 960 mil ovos/ano” e faturar 120 mil euros anualmente.

Os ovos são vendidos a um cliente nacional que faz a classificação e embalamento e os coloca no mercado, estando, neste momento, a exportar parte da produção para o mercado francês, segundo Paulo Mota.

Como a unidade de produção de ovos em modo biológico está totalmente automatizada, a empresa apenas necessita de um colaborador.

O empresário destaca a importância do projeto para a região por pretender “alavancar a produção de cereais em agricultura biológica” no concelho de Gouveia, visto necessitar de 150 mil quilogramas de cereais por ano para alimentar as galinhas, que estão a ser importados de outras regiões do país.

A unidade da Quinta da Caramuja será inaugurada pelas 17h30 de sábado pelo secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito.


Conteúdo Recomendado