Gouveia recebe no fim de semana festival ObservaEstrela

A cidade de Gouveia recebe entre hoje e domingo o festival de natureza e paisagem ObservaEstrela, que tem como objetivo promover a relação entre o turismo e a ciência de forma integrada.

O certame, incluído na rede “Observas”, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), é organizado pela Associação Geopark Estrela (responsável pela candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO) e pelo município de Gouveia, no distrito da Guarda.

Segundo os promotores, o evento, que se realiza ao ar livre, no Parque da Ribeira, tem como objetivo promover “a relação entre o turismo e a ciência, de uma forma integrada, focando os valores naturais e culturais da região”, permitindo à cidade de Gouveia “ganhar uma nova dinâmica” durante o fim de semana.

A organização diz esperar que no final do festival os participantes tenham “um outro olhar sobre a [Serra da] Estrela e que, para a economia e populações locais, haja um retorno positivo, uma vez que é para elas que se encontra em curso” a candidatura daquela área a Geoparque Mundial da UNESCO.

O presidente da Câmara Municipal de Gouveia, Luís Tadeu, disse que o evento é “um momento importante” para a região.

Para o autarca, “é mais uma demonstração da potência que a criação do Geopark pode ter em vários domínios”, nomeadamente para a promoção turística e dos valores naturais e culturais do território da Serra da Estrela.

O ObservaEstrela inclui a realização de uma feira que permite que os agentes locais, bem como empresas de animação turística e outras entidades ligadas à natureza e ao património natural e cultural, possam expor o seu trabalho.

Com o objetivo de debater as várias temáticas relacionadas com a Serra da Estrela, serão realizadas palestras e ‘workshops’, sobre temas específicos, que permitirão aos participantes adquirir uma nova visão sobre o território, indicam os promotores.

No último dia do festival, domingo, com o objetivo de dar a conhecer o património natural da região, estão programadas duas saídas de campo interpretadas, com os temas “Observação de Aves no Geopark Estrela” e “Património Natural do Geopark Estrela”.

Paralelamente, decorrerão outras atividades, como incentivos à gastronomia local com o programa “Sabores da Estrela”, visitas ao Parque Ecológico de Gouveia e à Casa da Torre, bem como uma sessão de observação astronómica.

Estão também programadas ações de animação para os mais novos, concertos e sessões de “videomapping” (técnica de projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares).

A sessão de abertura do ObservaEstrela está marcada para as 14 horas.

As entidades organizadoras do certame têm como parceiros o Centro de Ecologia Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela, o Turismo Centro de Portugal e a National Geographic Portugal.


Conteúdo Recomendado