Evento Terminado em 2022-04-03 00:00:00

Gouveia promove “Mercado do Queijo da Serra da Estrela” nos dias 2 e 3 de abril

Início: 2022-04-02 00:00:00
Fim: 2022-04-03 00:00:00
Local do Evento: Mercado Municipal de Gouveia
Entidade Promotora: Município de Gouveia

O município de Gouveia, no distrito da Guarda, vai promover, nos dias 2 e 3 abril, o “Mercado do Queijo da Serra da Estrela”, para “valorizar a fileira económica” deste produto tradicional.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, o certame “está direcionado primordialmente para a comercialização e promoção do queijo da Serra da Estrela e decorrerá no renovado Mercado Municipal de Gouveia”.

O evento, que reunirá, durante dois dias, pastores, produtores e queijarias do típico queijo Serra da Estrela, marca a reabertura do Mercado Municipal daquela cidade da região da Serra da Estrela, após a realização de obras de requalificação.

“A atividade visa reunir toda a fileira produtiva, implementando espaços de degustação e comercialização do principal queijo português”, lê-se na nota enviada à agência Lusa.

A fonte acrescenta que o “Mercado do Queijo” é uma iniciativa do município de Gouveia “que procura valorizar a fileira económica relacionada com a produção do queijo da Serra da Estrela enquanto produto endógeno de relevância primordial para o concelho de Gouveia”.

“Podem participar no ‘Mercado do Queijo’ todos os produtores locais de produtos endógenos ou artesanato”, refere a autarquia de Gouveia.

As inscrições para participação no evento estão abertas até ao dia 18 de março, devendo os interessados preencher a respetiva ficha de inscrição e remetê-la por ‘e-mail’ para turismo@cm-gouveia.pt.

As normas de participação no certame e a ficha de inscrição estão disponíveis para consulta na página oficial da internet do município de Gouveia (em http://www.cm-gouveia.pt/espaco/eventos/).

O concelho de Gouveia faz parte da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela que também abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.


Conteúdo Recomendado