GNR reforça patrulhamento e vigilância nas florestas até 31 de outubro

A Guarda Nacional Republicana anunciou esta terça-feira que vai realizar até final de outubro a operação ‘Floresta Segura 2016’, com ações de patrulhamento e vigilância para prevenir e detetar a eclosão de fogos florestais.

A operação, que vai decorrer em todo o país até 31 de outubro, tem também como finalidade reprimir as atividades ilícitas contra o património florestal.

A coorporação avança que a primeira fase da operação irá decorrer até 30 de junho, com 72 postos de vigia em funcionamento, com dois guardas vigilantes cada.

A segunda fase ira decorrer a partir de 01 de julho, já com 230 postos de vigia, com quatro vigilantes em cada.

Em relação às ações da primeira intervenção em fogos florestais vão estar empenhados 591 militares do grupo de intervenção de proteção e socorro (GIPS), sendo também envolvidos 948 militares e civis do serviço de proteção da natureza e ambiente (SEPNA), a quem compete, além da vigilância e patrulhamento das áreas florestais, validar e medir as áreas ardidas e investigar as causas dos incêndios.

A operação Floresta Segura 2016 consiste em ações de patrulhamento, vigilância das zonas florestais, de deteção e primeira intervenção nos incêndios florestais, na validação e medição das áreas ardidas nos incêndios florestais e na investigação das suas causas.


Conteúdo Recomendado