GNR deteve alegado incendiário

Trancoso A GNR de Trancoso deteve no dia 23 de Setembro, um pastor de 70 anos, residente em Valdujo, naquele concelho, pela alegada prática de um crime de incêndio florestal. O major Cunha Rasteiro, Relações Públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, adiantou ao Jornal A Guarda que o suspeito foi detido “em flagrante […]

Trancoso

A GNR de Trancoso deteve no dia 23 de Setembro, um pastor de 70 anos, residente em Valdujo, naquele concelho, pela alegada prática de um crime de incêndio florestal.

O major Cunha Rasteiro, Relações Públicas do Comando Territorial da GNR da Guarda, adiantou ao Jornal A Guarda que o suspeito foi detido “em flagrante delito, cerca das 10:00, quando ateava o incêndio”, num local conhecido por Volta Larga, em Moreirinha, Valdujo. O pastor “foi surpreendido” pelos militares da GNR do Posto de Trancoso, num local que “estava sob vigilância” após a deflagração de 5 incêndios nos últimos dias que consumiram uma área total de 6 hectares.

“Para evitar a detenção enfrentou a patrulha arremessando pedras em direcção aos militares” contou, referindo que após a detenção, foi entregue à Polícia Judiciária da Guarda, que de acordo com as competências legais que detém, o apresentou ao juiz do Tribunal de Trancoso para primeiro interrogatório judicial e aplicação de eventuais medidas de coacção.

Segundo a GNR, que emitiu uma comunicado sobre a ocorrência, o incêndio de 23 de Setembro “acabou por consumir uma área de 0,5 hectares, tendo sido, tal como os anteriores, pronta e eficazmente combatido pelos Bombeiros Voluntários de Trancoso, auxiliados por meios aéreos que impediram que assumisse maiores proporções”. No mesmo comunicado é referido que a GNR mantém activo, em todo o Distrito, “particularmente nas zonas onde tem ocorrido um maior número de incêndios, um plano de patrulhamento e vigilância de áreas florestais, no intuito de, com essa acção, prevenir a ocorrência de fogos e, também, de identificar e deter autores de tais actos criminosos”.


Conteúdo Recomendado