Fundão recebe o Míscaros – Festival do Cogumelo

Haverá ainda um conjunto de ações como exposições, workshops, mostras de cogumelos e animação.

A aldeia do Alcaide, no concelho do Fundão, vai receber nos dias 18, 19 e 20 de novembro, o Míscaros – Festival do Cogumelo, promovido pela Liga dos Amigos do Alcaide e Câmara Municipal do Fundão, com apoio da Junta de Freguesia do Alcaide.


Segundo a organização, esta iniciativa surge com o intuito de “explorar o forte património fúngico do país com mais de 500 espécies, entre as quais se destacam os míscaros, boletos… que nascem nas encostas da Serra da Gardunha”.


Durante os dias em que se realiza o evento, os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos e “maravilhar-se com a natureza envolvente da Gardunha, degustar diferentes formas da confeção de cogumelos e outras especialidades da região nas tasquinhas especialmente preparadas na aldeia”.


Para além destas atividades, haverá ainda um conjunto de ações como exposições, workshops, mostras de cogumelos e animação.


A organização assegura que a segurança será um “ponto primordial” no Festival Míscaros, existindo “um controlo de qualidade e segurança alimentar realizada por uma entidade externa certificada, garantindo a qualidade dos produtos servidos a todos os visitantes”.


“Este é um evento único pois, sob o pretexto do lazer e da animação, procura evidenciar o património paisagístico, cultural e ambiental do Alcaide e de toda a serra da Gardunha”, conclui.


Conteúdo Recomendado