Fundador do euro pede fim da moeda única

Ex-ministro das Finanças alemão pede o fim da moeda única para que os países do sul da Europa possam encontrar o caminho para a recuperação. Num comunicado colocado no site do Partido de Esquerda do Parlamento alemão, Oskar Lafontaine considera que as políticas de austeridade estão a levar ao desastre: «a situação económica piora de […]

Ex-ministro das Finanças alemão pede o fim da moeda única para que os países do sul da Europa possam encontrar o caminho para a recuperação.
Num comunicado colocado no site do Partido de Esquerda do Parlamento alemão, Oskar Lafontaine considera que as políticas de austeridade estão a levar ao desastre: «a situação económica piora de mês para mês e o desemprego atingiu um nível que coloca as estruturas democráticas em questão», afirma Lafontaine, citado pela Associated Press. O responsável aponta o dedo a Merkel, acusando-a de ser uma das principais responsáveis da crise na Europa e considera que a chanceler alemã só «vai despertar do seu sono hipócrita» quando «os países europeus unirem esforços para forçar uma mudança de política», às custas da Alemanha. «Os alemães ainda não perceberam que o sul da Europa, incluindo a França, vai ser forçado pela sua miséria actual a lutar, mais cedo ou mais tarde, contra a hegemonia alemã», sublinha. Lafontaine propõe ainda uma reestruturação do sistema bancário da Europa, medidas de controlo mais estritas sobre os credores e um regresso ao sistema monetário europeu que antecedeu o euro, que permite fazer «desvalorizações e valorizações controladas» das moedas nacionais. Oskar Lafontaine é hoje um dos principais dirigentes do partido Die Linke (A Esquerda), que surgiu em 2007 de uma fusão entre a WASG, uma coligação eleitoral com influência na Alemanha Ocidental, e o PDS (Partido do Socialismo Democrático), a organização que surgiu do extinto partido único da Alemanha Oriental, o SED.

Conteúdo Recomendado