5 mil milhões de euros poupados com cortes de pessoal

Segundo o secretário de Estado da Administração Pública, entre 2010 e 2012 houve uma redução de 50 mil funcionários públicos. O secretário de Estado da Administração Pública disse hoje que o programa de redução da despesa do Estado já permitiu uma poupança de cinco mil milhões de euros. Hélder Rosalino falava aos deputados da Comissão […]

Segundo o secretário de Estado da Administração Pública, entre 2010 e 2012 houve uma redução de 50 mil funcionários públicos.
O secretário de Estado da Administração Pública disse hoje que o programa de redução da despesa do Estado já permitiu uma poupança de cinco mil milhões de euros. Hélder Rosalino falava aos deputados da Comissão de Orçamento, onde fez um balanço dos quase dois anos de governo. Segundo o secretário de Estado, entre 2010 e 2012, houve uma redução líquida do número de funcionários públicos de 50 mil. Hélder Rosalino sublinhou ainda os «esforços e pressões» significativas a que estes trabalhadores foram sujeitos no programa de reajustamento do país. «É evidente que o Governo tem margem de manobra para negociar» o pacote de cortes na Administração Pública, considera Hélder Rosalino, garantindo que «há tempo, há empenho e muito trabalho pela frente». O Governo quer negociar com os sindicatos representativos dos trabalhadores do Estado e propôs segunda-feira um calendário negocial para os próximos dois meses. Os deputados da oposição teceram duras críticas à proposta anunciada pelo primeiro-ministro: «Trata-se de uma opa hostil contra os trabalhadores do Estado», disse Isabel dos Santos, do PS. «É uma proposta de terrorismo social», acrescenta Jorge Machado, do PCP. Já Mariana Alveca, do Bloco de Esquerda, considera que «o Governo quer exterminar funcionários públicos».

Conteúdo Recomendado