Fun Lovin’Criminals, Quinta do Bill e Elmano Sancho na Guarda até ao final do ano

Quinta Do Bill

Fun Lovin’Criminals, Quinta do Bill, Elmano Sancho e João Baião são os destaques da agenda cultural da Guarda para o último trimestre do ano.

A programação do Teatro Municipal da Guarda (TMG), Museu da Guarda e Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) foi hoje apresentada pela autarquia.

Até dezembro, estão agendadas mais de uma centena de atividades nos diferentes espaços culturais da cidade e do concelho para públicos diversificados.

Entre as propostas estão concertos, espetáculos de teatro, oficinas, roteiros literários, sessões de cinema, dança, circo, exposições e produções locais.

No TMG, a banda nova-iorquina Fun Lovin’Criminals sobe ao palco do grande auditório no dia 17 para um espetáculo que mistura novos temas e faixas menos conhecidas do grupo.

Já os Bizarra Locomotiva, pioneiros do metal industrial português, atuam no dia 25.

Em novembro, o teatro regressa ao grande auditório com a peça O Meu Super Herói, de Elmano Sancho, no dia 21. Trata-se de uma criação que cruza teatro e poesia, história pessoal e memória coletiva, “onde o português surge como a língua do exílio e talvez do reencontro”.

Em 27 de novembro, Dia da Cidade, os Quinta do Bill apresentam-se com a Banda Filarmónica de Famalicão da Serra.

O ano termina no TMG com os The New Orleans Gospel Choir (03 de dezembro), João Baião (19 e 20 de dezembro) e a já incontornável Farewell Party, a festa de despedida do ano velho (27 de dezembro).

No Museu da Guarda realce para a peça de teatro, de produção local, Frei Pedro da Guarda, por Pedro Leitão e Ricardo Augusto, que tem estreia marcada para 17 de outubro.

Dois dias depois estreia o novo roteiro literário A Guarda segundo Manuel Poppe, pelo Teatro do Imaginário – Grupo de Amigos do Manigoto, que propõe “uma viagem emocionante” pelas memórias do escritor Manuel Poppe na cidade mais alta.

No dia 23 de outubro é inaugurada, no Centro de Dia do Alvendre, a exposição itinerante Povoados de Outrora – O Castro do Tintinolho.

Artur Fernandes, mentor e fundador do grupo Danças Ocultas, e Bitocas Fernandes apresentam-se no Paço da Cultura em 06 de novembro com o concerto comentado Ao Toque da Concertina.

A exposição Mãos Inquietas, Mãos Indiscretas, de Emília Barbeira, no Espaço ExpoEcclesia, e a instalação artística Anjos da Guarda, de Adriana Almeida e Beatriz Vieira da Silva, são outras propostas agendadas no Museu da Guarda em novembro e dezembro.

A BMEL acolhe neste trimestre o projeto social e cultural Guarda Memórias e, no dia 18 de outubro, será apresentado o livro WARD, A Cidade que nos Une (A) Guarda, de Sérgio Duarte Martins.

Em novembro, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço evoca Camilo Castelo Branco, a propósito do bicentenário do seu nascimento, com leituras encenadas, uma sessão do Clube de Leitura e uma visita à Casa de Camilo – Museu e Centro de Estudos, em Vila Nova de Famalicão.

De 24 a 26 de outubro, o TMG, Museu e BMEL recebem o VIII Encontro Imagem e Território, organizado pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).

Pode aceder à Agenda Cultural da Guarda aqui.


Conteúdo Recomendado