Fruta exportada é mais cara do que a importada

Portugal ainda importa mais frutos do que aqueles que exporta, no entanto, em termos de “preços para a comercialização no mercado externo, constata-se uma valorização da fruta nacional, com destaque, por exemplo, para a pera-rocha”, refere Maria Antónia Figueiredo, do Observatório dos Mercados Agrícolas.

Tendo em conta os primeiros cinco meses deste ano, e de acordo com os dados do Eurostat, Portugal exportou peras, laranjas, maçãs e kiwis, em valor por tonelada muito superior às importações.

De referir que Portugal nunca poderá ser autossuficiente em fruta, uma vez que os consumidores nacionais adquiriram hábitos de consumo de frutos que não podem ser produzidos no território nacional, como papaias, goiabas ou mangas, e que têm um peso importante na balança comercial.

Mas, ao analisar a balança comercial pelo preço dos frutos, verifica-se que as exportações de qualquer um dos frutos mais exportados registou um valor muito superior ao valor da importação.

Por exemplo, Portugal importou cerca de 15 milhões de euros de pera, mas exportou aproximadamente 40 milhões de euros. Nas laranjas, importámos 5 milhões de euros e exportámos o dobro.


Conteúdo Recomendado