Freguesias da Guarda criam associação para gestão do património florestal

Dezassete das 43 juntas de freguesias do concelho da Guarda criaram recentemente uma associação para coordenarem ações de planeamento e promoverem a proteção e a gestão do património florestal da sua área geográfica, foi hoje anunciado.

A denominada Associação de Freguesias da Nascente do Município da Guarda abrange um total de 32 mil hectares de área do concelho da Guarda e tem sede na aldeia de Pousade.

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Fernando, Bruno Filipe Pina Monteiro, é o presidente do Conselho de Administração da associação e José Rabaça, em representação da Junta de Freguesia de Casal de Cinza, é o delegado executivo.

A associação tem como objetivos a participação na articulação, coordenação e execução do planeamento e de ações que tenham âmbito interfreguesias, a gestão de equipamentos de utilização coletiva comuns a duas ou mais freguesias associadas e a proteção e gestão do património florestal inserido na área geográfica das freguesias que a constituem.

Tem também como propósitos a gestão de uma equipa de sapadores florestais, a promoção de atividades de formação autárquica e outras, a promoção de atividades culturais e desportivas interfreguesias, a defesa, promoção e valorização do património e a defesa, promoção, valorização e gestão dos recursos cinegéticos e ambientais, entre outros.

José Rabaça adiantou hoje à agência Lusa que a associação efetuou, no dia 28 de fevereiro, uma candidatura para criação de uma equipa de sapadores florestais, mas até ao momento ainda não obteve resposta relativamente à sua aprovação.

Segundo o responsável, a atribuição da equipa de sapadores florestais à associação de freguesias do concelho da Guarda justifica-se por a mesma abranger “32 mil hectares [de terreno] contínuos”, por existir floresta e a instituição poder “dar resposta à limpeza de matos em redor das aldeias”.

“Nesta matéria, podemos dar resposta a quem queira limpar e, por vários motivos (idade, ausência) não possa”, justificou José Rabaça.

A Associação de Freguesias da Nascente do Município da Guarda é formada pelas freguesias de Arrifana, Casal de Cinza, Castanheira, João Antão, Gonçalbocas, Guarda, Marmeleiro, Panoias, Pêga, Santana da Azinha, Vila Fernando, Vila Garcia e pelas Uniões de Freguesias de Adão – Carvalhal Meão, Jarmelo S. Pedro – Gagos, Jarmelo S. Miguel – Ribeira dos Carinhos, Pousade – Albardo e Rochoso – Monte Margarida.


Conteúdo Recomendado