FPF entrega à UBI o “Prémio Universitário” na Gala Quinas de Ouro 2018

A cerimónia marcada para 19 de março vai homenagear as principais figuras nacionais ligadas ao futebol, futsal e futebol de praia.

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai receber o “Prémio Universitário” na Gala Quinas de Ouro 2018, organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, Associação Nacional de Treinadores de Futebol e pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol para distinguir os nomes mais importantes da modalidade.

O galardão é entregue dia 19 de março, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, numa cerimónia onde serão distinguidos nomes como o treinador José Mourinho ou Fernando Peyroteo, um dos principais goleadores do futebol português, que, tal como a UBI, vão receber os prémios decididos por nomeação, cujo mérito merece desde já o reconhecimento das três entidades promotoras do evento.

O “Prémio Universitário” surge no ano em que os estudantes da UBI se sagraram Campeões de futsal nos Campeonatos Universitários Europeus, com as cores da equipa da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, treinada por Arménio Coelho. Além deste resultado desportivo, que representa a primeira conquista de uma equipa portuguesa na prova, a UBI tem contribuído para a evolução do futsal com o trabalho desenvolvido no Departamento de Ciências do Desporto, ao nível da investigação científica e da formação de profissionais. Exemplo disso são os atuais treinadores de futsal do Benfica (Joel Rocha), Sporting (Nuno Dias) e o treinador adjunto da Seleção Nacional (José Luís Mendes) que obtiveram o grau de Mestre na academia “ubiana”. Mas também a investigação na área do Futsal desenvolvida pelo docente Bruno Travassos, ele próprio treinador, que para além das orientações de dissertações e teses, tem publicado dezenas de artigos em revistas internacionais e formado treinadores um pouco por todo o mundo.

Além da UBI, José Mourinho (Prémio Vasco da Gama/Internacionalização/Expansão /Portugalidade), Fernando Peyroteo (Prémio Prestígio/Carreira), Os Afonsinhos (Prémio Escolar), Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (Prémio Futebol Inclusivo) são as restantes entidades e/ou personalidades escolhidas para receber as distinções por nomeação. Estes galardoados foram escolhidos pelo Conselho Quinas de Ouro, que integra Luís Figo, Pedro Pauleta, Ivan Dias, Vítor Baía, Carla Couto, António Simões, António Oliveira, Bernardino Pedroto e José Carlos Castanheira. Os vencedores das restantes categorias – 16 no total – vão ser encontrados através da votação a decorrer online e serão apenas anunciados durante a Quinas de Ouro 2018.

Outro ponto alto da Cerimónia deste ano é a condecoração dos campeões da Europa de futsal com a Ordem de Mérito, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


Conteúdo Recomendado