Fisco já deu ordem para serem pagos 70 mil reembolsos do IRS

A Autoridade Tributária e Aduaneira deu ontem “luz verde” ao pagamento de cerca de 70 mil reembolsos e pretende começar a processar uma média de 200 mil reembolsos por dia, a partir de quinta-feira.

Ontem, dia 9 de abril, foram dadas ordens de pagamento de cerca de 70 mil reembolsos. Para esta quarta-feira, está previsto o processamento de mais 100.000 reembolsos, refere uma nota divulgada ontem pelo Ministério das Finanças que acrescenta ainda que “a partir de quinta feira está previsto que comecem a ser processados 200.000 reembolsos por dia”.

Para muitos contribuintes o reembolso deste ano deverá ser de valor mais elevado do que o do ano passado uma vez que as tabelas de retenção na fonte sobre trabalho dependente e pensões que foram aplicadas em 2018 não traduziram integralmente a descida do imposto consagrada com o alargamento de cinco para sete o número de escalões de rendimento e a descida das taxas aplicáveis.

Entre os contemplados com os primeiros reembolsos estão os contribuintes que entregaram 1.435.986 declarações de IRS submetidas desde que o prazo para o cumprimento desta obrigação fiscal começou, no dia 01 de abril.

Do total de declarações já entregues, 652.512 que correspondem a entregas através do IRS automático, sendo que uma pequena parcela de 4.498 foram entregues via App.

No ano passado, nos primeiros nove dias de entrega, a AT registou a submissão de 1.393.037, o que indica que este ano os contribuintes estão a cumprir esta obrigação com maior antecedência.

Desde que arrancou a campanha do IRS, o Portal das Finanças registou uma média de 160 mil declarações por dia e, apesar de algumas dificuldades sentidas, o Ministério das Finanças afirma que “o Portal das Finanças tem assegurado um bom nível de serviço apresentando apenas indisponibilidades pontuais e planeadas para atualização e melhoria do sistema, não impedindo, durante um período alargado de tempo, os contribuintes da entrega da sua declaração”.


Conteúdo Recomendado