Figueira de Castelo Rodrigo acolhe evento de Astrofísica e Ciências do Espaço

Nesta iniciativa, investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão levar o público numa viagem do Sistema Solar aos confins do Universo.

No dia 4 de maio, em Figueira de Castelo Rodrigo, irá decorrer uma sessão gratuita de comunicação da Astronomia designada “Ignite IAstro”, a ter lugar na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo, com início às 21h30.

Nesta sessão, 9 investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) vão levar o público numa viagem do Sistema Solar às estrelas e às galáxias. Segundo uma nota da organização, os investigadores vão dar a conhecer, de forma descontraída e acessível, temas atuais da investigação em ciências do espaço. Em menos de uma hora, vão falar de temas como as tempestades em Júpiter, as mensagens das estrelas, os maiores buracos negros no Universo, ou a frota de missões espaciais da Agência Espacial Europeia, refere a mesma fonte.

No evento, oito a dez investigadores apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada, fazendo uma intervenção rápida e estimulante ao ritmo de uma sequência automática de 20 imagens.

Segundo o coordenador do IA, José Afonso, “no IA assumimos o dever, e o prazer, em comunicar a ciência que fazemos, e com a Digressão Ignite IAstro pretendemos levar um pouco da Astrofísica e das Ciências do Espaço nacionais a todos os portugueses – muito em particular, aos que estão mais longe das grandes cidades.”

Esta sessão Ignite IAstro tem o apoio da Plataforma de Ciência Aberta, do Município de Figueira de Castelo Rodrigo e da Universidade de Leiden (Países Baixos). É o 18º evento de uma digressão por Portugal, que começou em janeiro de 2016 e passou por localidades de norte a sul do país, incluindo a Região Autónoma dos Açores.

Para ficar a par da programação completa da sessão Ignite IAstro – Figueira de Castelo Rodrigo, AQUI.

Para mais informações, contactar o Grupo de Comunicação de Ciência através dos números 21 361 67 49 / +351 22 608 98 36 / +351 96 294 44 11.

 

 

 


Conteúdo Recomendado