Figueira de Castelo Rodrigo disponibiliza seguro de saúde dentário à população

Trata-se de uma experiência pioneira e inédita a nível nacional, que envolve um investimento de cerca de 45 mil euros, segundo o edil.

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda vai disponibilizar, a partir de abril, aos habitantes do concelho um seguro de saúde dentário gratuito, anunciou hoje o presidente da autarquia.
Segundo Paulo Langrouva (PS), o projeto hoje apresentado em conferência de imprensa surge no seguimento da criação, há cerca de dois anos, do denominado Cartão de Saúde Municipal “Figueira Saudável” que permite consultas de medicina geral e de especialidade gratuitas para os munícipes. Assim, o município pretende agora com este “complemento” dar acesso a consultas na área da medicina dentária/estomatologia, que envolve um investimento anual da ordem dos 45 mil euros. 
O autarca, que estava acompanhado pelo presidente da Assembleia Municipal, Feliciano Martins, e pelo vice-presidente da autarquia, Nelson Bolota, adiantou que o projeto envolverá as três clínicas dentárias existentes na vila de Figueira de Castelo Rodrigo e que cada utente terá direito a cinco atos médicos dentários por ano.
O Cartão de Saúde Municipal “Figueira Saudável” tem atualmente 4.787 utilizadores e, de acordo com Paulo Langrouva, no seu âmbito foram efetuadas até ao momento cerca de 4.500 consultas.
 
Portal do Investimento e Encontros com a História
Durante a conferência de imprensa foram apresentadas outras iniciativas de cariz económico e cultural, como o Portal do Investimento e Encontros com a História, que serão desenvolvidas a curto prazo.
O Portal do Investimento pretende ser um “estímulo e incentivo aos investidores que terão ao seu dispor toda a informação e iniciativas disponíveis no concelho”.  Esta ferramenta informática destina-se aos residentes não habituais como os espanhóis ou a comunidade emigrante que queiram investir e residir no concelho. Através desta plataforma os interessados podem fazer uma simulação dos benefícios e contrapartidas que irão usufruir, por se instalarem e investir no concelho explicou o edil de Figueira de Castelo Rodrigo.
“O turismo sénior também pode beneficiar com esta ferramenta que incentiva ao investimento” acrescenta Paulo Langrouva.
Na área cultural, para além da segunda edição da Recriação Histórica da Batalha da Salgadela nos dias 7, 8 e 9 de julho, o autarca anunciou um conjunto de iniciativas designadas por “Encontros com a História”, que se vão realizar em várias freguesias, uma vez por mês.
O principal objetivo é “divulgar e atrair mais pessoas ao território” realça o presidente, que acrescenta que o primeiro Encontro com História será sobre D. Dinis e o Tratado de Alcanizes, já no dia 22 de abril, durante a Semana Cultural do Livro e da Leitura. 

Conteúdo Recomendado